Buscar

Qual a diferença entre conduta culposa, dolosa e o missiva?

💡 3 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Diz-se que a conduta é antijurídica ou ilícita quando em contrariedade com alguma norma do Direito.

Pode-se dizer que é uma relação de desconformidade entre a conduta e o direito.

A tipicidade, como visto, é elemento indiciário da antijuridicidade. Em outras palavras, toda conduta típica é, em regra, contrária ao direito. Mas nem toda a violação a bem jurídico descrito no tipo penal constitui crime. Se o tipo penal descreve a violação de um bem jurídico, a antijuridicidade vai representar uma valoração a esta violação.

É a consciência e vontade de realização típica. Possui, portanto, dois elementos: o cognitivo e o volitivo.

Pela teoria clássica, o dolo era normativo, pois possuía a consciência da ilicitude e era uma das espécies de culpabilidade; a teoria finalista deslocou a consciência da ilicitude para a culpabilidade e o dolo para o tipo, visto que toda ação humana é voltada para um fim; como o dolo está na ação e ela está no tipo, o dolo está no tipo.

Culpa é a inobservância do dever objetivo de cuidado, fazendo com que o comportamento produza um resultado não querido, porém previsível. O Direito Penal protege o bem jurídico não só contra condutas dirigidas para finalidades ilícitas, mas também contra condutas mal dirigidas para finalidades lícitas – a culpa é tão finalista quanto o dolo, mas na culpa, o agente não tem uma finalidade proibida pelo Direito, embora realize um resultado proibido por ele. Mas só há punição por crime culposo quando expressamente prevista.

Crimes Omissivos: são cometidos por meio da inação (omissão), ou seja, o sujeito nada faz, como, por exemplo, na omissão de socorro (art. 135).

Ex: A deixa de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, a criança abandonada. Comete o crime de omissão de socorro. 

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Art 18. Diz- se crime:

I- doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de prozil-lo

II- culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.

Já a contuda omissiva está tipificada no art 13 CP. Mas de uma forma mais clara, significa deixar de fazer quando deve e pode fazer algo. Temos a omissão qualificada (improprio) que é o caso de o agente ter o dever de fazer e não fazer. A omissão qualificada está tipificada no art. 13.§ 2º. C.P.

4
Dislike0
User badge image

Caio Dutra

A conduta dolosa é aquela em que há a vontade do agente em praticar o delito (dolo direto) ou a assunção do risco de produzir o resultado (dolo eventual). A conduta culposa é a violação de um dever objetivo de cuidado; embora o agente não quisesse produzir determinado resultado, ele ocorreu devido a um comportamento negligente, imprudente ou de imperícia, lembrando que somente há crime na modalidade culposa quando a lei expressamente o preveja. A culpa poderá ser inconsciente (culpa propriamente dita) ou consciente (quando há a previsibilidade objetiva do resultado, mas o agente se investe em um sentimento de autoconfiança tal, que não acredita que o resultado irá ocorrer).

O dolo eventual e a culpa consciente se confundem muito na prátca. Eu aprendi da seguinte forma a diferenciá-los: Culpa Consciente (FUDEU!!): O resultado é surpreendente... Dolo Eventual: (FODA-SE!!): O agente não se preocupa com o resultado.

A omissão, por sua vez, é a conduta negativa, ou seja, é um não-fazer do sujeito que estava obrigado a agir. É penalmente relevante quando o sujeito é um garantidor, ou seja, tem o dever de agir (nos termos do art. 13, §2º, do Código Penal) e não impedido -- situação em que irá responder pelo resultado --, ou quando o sujeito puder prestar assitência a alguém que necessite e não o faz, tampouco procura ajuda de outrem (art. 135, CP).

Na conduta culposa, a omissão é caracterizada na negligência.

Abraço!

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes