Buscar

Em mandado de segurança coletivo cabe concessão de liminar inaudita altera pars?

💡 2 Respostas

User badge image

josivaldo

sim, por conta do MS ser um remédio urgente e célere. mas para isso é necessário a prova pré-constituída. fundamente com o artigo da lei 12.016 específico para tutela de urgência.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre a concessão de liminares em MSC, o Professor Bernardo Gonçalves ensina:

“só será possível após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 horas, conforme o art. 22 da Lei 12.016/09 (norma que anteriormente estava presente no art. 2º da Lei 8.437/92). Embora a matéria seja controvertida, inclusive no que diz respeito à constitucionalidade de tal dispositivo normativo, é mister afirmar que, apesar de sua validade, ela não pode ser trabalhada de forma absoluta, pois haverá casos em que tal procedimento ensejará a possibilidade de dano grave e de difícil reparação ao impetrante do mandamus, devendo o pedido liminar ser analisado de plano à luz do art. 5, XXXV, da Constituição da República de 1988.” (Curso de Direito Constitucional. 9ª ed. pg. 617).

Art. 22.  No mandado de segurança coletivo, a sentença fará coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substituídos pelo impetrante. 

§ 2o  No mandado de segurança coletivo, a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 (setenta e duas) horas. 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais