Buscar

a glicólise compreender dois estágios: o primeiro estágio e considerando a fase de pagamento.explique o porque ?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriane Ribeiro

fase em que há maior gasto de energia

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glicólise é uma via metabólica universal para o catabolismo da glicose até o piruvato, acompanhado pela produção de ATP.


Na fase inicial preparatória da glicólise (fase de investimento), o ATP é investido para converter glicose no intermediário frutose-1,6-bifosfato, e em seguida a formação de duas moléculas de triose fosfato. Na fase seguinte, a “fase de pagamento”, ocorre a geração de ATP, onde cada uma das moléculas de gliceraldeído-3-fosfato formada sofre oxidação. A energia dessa reação é conservada na redução do NADH e formação de uma ligação acil-fosfato no 1,3-bifosfoglicerato. Esse composto tem um alto potencial de transferência de grupo fosfato e, em uma fosforilação no nível do substrato pela fosfogliceratoquinase, o seu grupo fosfato é transferido para o ADP formando ATP e 3-fosfoglicerato.


Dessa forma, considerando que na primeira fase é necessário o investimento de energia, na forma de ATP, e na segunda essa energia é devolvida ao sistema, também na forma de ATP, essa devolução é vista como forma de “pagamento”, e daí o nome da fase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais