Buscar

Em que órgãos do tecido linfóide se inciam as respostas imune adaptativas?

💡 3 Respostas

User badge image

Karoline Fernandes

Órgãos do sistema imunológico

Primários: nestes órgãos ocorre a linfopoese (produção de linfócitos), ou seja, as células se diferenciam das células tronco, proliferam e amadurecem tornando-se linfócitos funcionais. Encaixam-se aqui o timo, a medula óssea, fígado fetal, bursa de Fabricius (aves), placa de Peyer íleo-cecais (ruminantes).

Secundários: nestes órgãos é iniciada a resposta imune adquirida, por isso possuem aglomerados de células. São o baço e os linfonodos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema imune adapatativo consiste de células do sistema e processos altamente especializados que eliminam ou evitar ameaças patógenos. A resposta imune adaptativa fornece a capacidade do sistema imunológico dos vertebrados de reconhecer e memorizar agentes patogénicos específicos, um gerador de imunidade, e respostas mais fortes que oferecem, cada vez que o agente patogénico é reencontrado.

As células especializadas chamadas linfócitos T (produzidas no timo) e B (produzidas na medula óssea) cuja resposta é específica para cada antígeno. As células do sistema imune inato processam os antígenos e os apresentam aos linfócitos nos linfonodos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais