Buscar

alguém me explica sobre a commom law e a civil law?

💡 3 Respostas

User badge image

Drika Khamyadri

Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil. O que basicamente significa que as principais fontes do Direito adotadas aqui são a Lei, o texto.

Common Law O common law provém do direito inglês não escrito,  Sua característica principal é a valorização da jurisprudência em detrimento das leis estatutárias. 

É á lei "feita pelo juiz": a primeira fonte do direito é a jurisprudência(decisão reiterada dos tribunais). Elaborados por indução, os conceitos jurídicos emergem e evoluem ao longo do tempo: são construídos pelo amálgama de inúmeros casos que, juntos, delimitam campos de aplicação. 

Nos países de Common Law também existe a lei, mas o caso é analisado principalmente de acordo com outros casos e dicisões semelhantes.

No Brasil, isso pode ocorrer(usar jurisprudencia) mas não é regra.  a gente já tem bem definido o que pode, o que não pode pela lei e sabe que ela é a prioridade. Nos EUA a gente tem isso na lei, mas sabe que depende do caso.

1
Dislike0
User badge image

Sheila Paulote

O sistema juridico portugues esta filiado ao sistema da CIVIL LAW ou romano-germanico, que se baseia na vontade de quem faz a lei(legisladorers) prevendo situações futuras. Ao juiz cabe aplicar as regras produzidas.ou seja, é a LEI.

OCOMMON LAW baseia se a aplicação do direito nos costumes

0
Dislike0
User badge image

Gustavo Pruche

Verifica-se que cada país realiza o seu próprio sistema de normas dentro da sua jurisdição. Neste sentido, nota-se, em especial, quando se verifica o tratamento dado à jurisprudência pelo direito ocidental, uma tendência no uso de dois grandes sistemas de direito que servem de base para a instalação das diversas normatizações existentes nos Estados. Esses sistemas podem ser sintetizados em Common Law e Civil Law. Assim, costumam-se dividir, para efeitos de classificação, os sistemas jurídicos nestas duas grandes escolas.

Em linhas gerais, a primeira destas escolas é denominada de Common Law, sobre forte influência anglo-americana, baseada fundamentalmente em precedentes jurisprudenciais. As decisões judiciais são fontes imediatas do direito, gerando efeitos vinculantes. A norma de direito é extraída a partir de uma decisão concreta, sendo aplicada por meio de um processo indutivo, aos casos idênticos no futuro.

Verifica-se que o Sistema de Common Law funda-se na percepção casuística de cada caso. Baseia-se no problema, sendo compreendido por meio de seus fatos relevantes. Neste sentido, possibilita-se ao magistrado, tendo como suporte os elementos de fato e de direito que molduram o julgamento, criar uma regra geral para a decisão, denominada de precedente judicial.

A segunda escola, predominante na Europa Continental, é denominada de Civil Law. De tradição romana, prioriza o positivismo consubstanciado em um processo legislativo. A norma jurídica constitui-se em um comando abstrato e geral procurando abranger, em uma moldura, uma diversidade de casos futuros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais