Buscar

Qual a relação entre Direito Natural e Direito Positivo?

💡 10 Respostas

User badge image

Luis Miguel Roa Florentin

Discordo da Fernanda Paiva. Não acho que o Direito Positivo necessariamente deva ser escrito. Basta que ele seja reconhecido -não precisa emanar dele, pois os costumes também podem ser fontes de direito- por um Estado soberano e tenha força coercitiva. Caso tenhamos como Direito Positivo o Direito Escrito, teremos que os países que adotam o sistema do Common Law vivem unicamente sob o Direito Natural.

 

Bons estudos! 

12
Dislike1
User badge image

Fernanda Cunha

O Direito Natural caracteriza-se pelas decorrências lógicas da natureza, sendo a base fundamental do Direito. É o que dá sentido a Teoria do Jusnaturalismo.

Já o Direito Positivo é aquele tido como lei, a norma escrita. A lei é objeto do Direito, e não cabe julgá-la. É o que dá sentido à Teoria do Juspositivismo, proposta por Kelsen. 

A relação entre os dois é que, através do Direito Natural, o Direito Positivo se fundamenta,ou seja, se estrutura. Suas normas derivam das decorrências lógicas da natureza, sendo positivado aquilo que não as contrarie.

4
Dislike2
User badge image

Mauri Marchiori

O Direito Natural possui função de ordenar e sustentar o Direito Positivo, já que este não é auto-suficiente, necessitando de legitimidade, e esta legitimidade encontra-se aparente no Direito Natural. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais