Buscar

o que é lei penal no tempo e no espaço?

💡 2 Respostas

User badge image

ALEXANDRA RIBEIRO PORTO

teorias sobre o tempo do crime, extra-atividade da lei penal, sucessão de leis no tempo. no espaço crime à distância e crime plurilocais dizer direito, território nacional principio da territorialidade mitigada, etc.

 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

São as normas aplicáveis de acordo com o momento e o lugar do crime.

A lei penal no tempo está previsto no artigo 2º do Código Penal que dispõe:

 Lei penal no tempo

        Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. 

        Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 

Em regra, a lei penal que será aplicada ao crime é a norma do tempo que foi cometida a conduta de acordo com a teoria da atividade adotada pelo código penal no artigo 4º (Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado). Desse modo, se essa lei anterior for revogada por uma posterior mais gravosa ao réu será aplicada a lei revogada tendo assim ultratividade, pois, a lei não pode retroagir para prejudicar o réu. Entretanto, se a lei posterior for mais benéfica ela retroagirá, desse modo, acontece a retroatividade benéfica. 

Excepcionalmente, mesmo que revogada ou acabado o tempo de vigência a lei penal ainda poderá ser aplicada, sendo que essa característica acontece nas leis penais temporárias e excepcionais conforme o artigo 3º do Código Penal que dispõe: 

  Lei excepcional ou temporária 

        Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.  

A lei penal no espaço está disposta no artigo 6º do Código Penal que dispõe: Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

Para definir o lugar do crime  utilizam-se três teorias: a teoria da atividade, teoria do resultado e a teoria da ubiquidade adotada pelo Código Penal. Na teoria da atividade o lugar do crime vai ser somente o da ação ou omissão. Na teoria do resultado o lugar do crime será apenas o da consumação ou tentativa. Na teoria da ubiquidade adotada pelo nosso código penal o lugar do crime pode ser tanto o da ação ou omissão quanto o do resultado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais