Buscar

Alugém tem a prova final de Metodologia e conteúdos Básicos de Matemática

💡 1 Resposta

User badge image

SelSoN RoNCoNi

1. Ensinar matemática ainda costuma ser desafiador para o professor. Quanto ao ensino da multiplicação e da divisão, eles poderão ser contemplados já nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para isso, o professor deve elaborar situações que estejam dentro do nível de conhecimento dos alunos. Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Para que a criança compreenda como utilizar essas operações matemáticas, deve realizar diversos exercícios de repetição. Isso facilita a compreensão dos conteúdos.
 b) A criança sempre consegue realizar cálculos matemáticos envolvendo as quatro operações básicas, compreendendo todos os passos que foram utilizados.
 c) Entender as quatro operações básicas da matemática é conseguir estabelecer relações entre elas para aplicá-las no dia a dia.
 d) Utilizar questões repetitivas possibilita ao aluno decorar os exercícios, memorizando as fórmulas para aplicá-las em novos exercícios.

2. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. Uma das preocupações dos educadores é como ensinar a matemática nas séries inicias, despertando nos alunos o espírito da investigação. Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Os conceitos matemáticos devem ser memorizados para que o aluno compreenda a construção do pensamento lógico.
 b) Os professores precisam cumprir o seu plano de aula dentro do prazo, por isso os alunos não se sentem atraídos pela  matemática e nem conseguem compreendê-la.
 c) O ensino da Matemática é considerado deficiente e descontextualizado, por isso os alunos não devem participar de atividade práticas para não atrasar os conteúdos.
 d) Atividades que contemplam o uso do material concreto possibilitam que o aluno vivencie situações-problema mais próximas da sua realidade.

3. A ideia de número foi construída e aperfeiçoada ao longo dos séculos conforme a necessidade humana de utilizar os objetos para fazer a contagem. Podemos dizer que foi desta forma que iniciou a construção do conceito de número. Diante disso, analise as sentenças a seguir:

I- A criança consegue construir de forma progressiva o conceito de número quando realiza várias ações, como classificação, seriação e quantificação.
II- Quando a criança decorou a sequência de números, podemos dizer que ela já construiu a estrutura de número.
III- Quando a criança separa os objetos que serão contados daqueles que não serão contados, ela está classificando.
IV- A criança precisa ordenar os objetos para que sejam contados uma única vez.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

4. O conhecimento matemático deve ser explorado pelas crianças desde a Educação Infantil. Esse contato é necessário para a criança, por isso é importante que o professor incentive a participação delas nas mais diferentes atividades. Diante disso, analise as alternativas a seguir:

I- O conhecimento matemático é um conjunto de regras e fórmulas para serem memorizados, pois com ele a criança aprende a contar.
II- A compreensão do conceito de número deve ser um conhecimento numérico, pois o conhecimento sobre geometria somente poderá ser inserido nas séries iniciais.
III- As figuras geométricas devem ser inseridas nas atividades diárias, pois com elas a criança desenvolve curiosidade acerca da matemática.
IV- O conhecimento matemático se dá quando o ensino privilegia as brincadeiras, os jogos, as cantigas e outras atividades lúdicas.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II  e IV estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

5. Para que o aluno se sinta motivado durante a resolução de uma atividade matemática, ele deverá refletir sobre a própria ação, questionar os resultados e analisar os dados para que ocorra a construção do conhecimento. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Para a construção do conhecimento, o professor deve ser o articulador, resgatando os saberes e os valores que os alunos já possuem.
 b) É impossível para o professor permitir que seus alunos construam o próprio conhecimento, pois não há uma prática didática que contemple essa metodologia.
 c) Sabemos que, atualmente, muitas escolas e muitos professores não devem se preocupar em oferecer um ensino significativo.
 d) O aluno só irá compreender a matemática apresentada em sala de aula se for estimulado a resolver listas de exercícios.

6. O desenvolvimento da matemática foi ocorrendo de forma gradual. Aprender não é simplesmente decorar um conteúdo, mas construir novos significados. Quanto às metodologias para o ensino-aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Para a construção de um significado matemático, é necessário que as atividades sejam mecanizadas e repetidas para sua compreensão.
(    ) É importante elaborar atividades contextualizadas que despertem a curiosidade em compreendê-la.
(    ) É importante que a metodologia didática utilizada seja articulada com os outros saberes.
(    ) O ensino da matemática deve ser um instrumento motivador durante as aulas, para proporcionar uma melhor compreensão da trajetória dos conceitos. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) F - V - V - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - V - F.

7. Assim como a Geometria, o estudo sobre as grandezas e medidas devem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo. Propor atividades que envolvam medidas desde a Educação Infantil permite à criança construir significados que fazem parte do seu dia a dia. Diante disso, analise as sentenças a seguir:

I- As crianças desenvolvem o pensamento geométrico por meio da exploração dos objetos e da resolução dos problemas.
II- A geometria ensinada na Educação Infantil ocorre por meio das experiências vividas pelas crianças  quando em contato com a realidade de seu dia a dia.
III- Atividades relacionadas com a geometria não são adequadas para as crianças da Educação Infantil, pois elas ainda não conseguem resolver situações que envolvam o espaço.
IV- As atividades que envolvem grandezas e medidas possibilitam que as crianças organizam mentalmente as relações espaciais.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

8. Os jogos são considerados ferramentas construtivas de aprendizagem, pois favorecem o desenvolvimento da imaginação e a criação de novas ações. O lúdico e as tecnologias para ensinar a matemática podem ser abordados especificamente por meio dos softwares educativos que apresentam um caráter motivador, incentivando a participação ativa do aluno. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os softwares educativos são aplicativos que favorecem a aprendizagem e a possibilidade de interação e mediação.
(    ) O professor, ao trabalhar com softwares para a construção do conceito de número, deve apresentar ao aluno atividades contextualizadas e significativas.
(    ) O professor deve intervir sempre que necessário durante a atividade, pois ele ocupa o papel central durante a aprendizagem.
(    ) Quando o professor elabora um bom planejamento e faz a escolha adequada do software a ser aplicado, poderá ter resultados significativos no processo de ensino. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) V - V - F - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - V - V.

9. Os professores procuram criar estratégias para que os alunos se apropriem dos conhecimentos matemáticos e atinjam os objetivos propostos. Para tanto, sugere-se que os conteúdos propostos para as crianças da Educação Infantil instiguem a sua criatividade, favorecendo a interação e o aprendizado. Diante disso, sobre as estratégias que podem ser trabalhadas nesta faixa etária, analise as seguintes opções:

I- Jogos com regras, brinquedos de empilhar e listas de exercícios para memorização.
II- Livros de leitura, calculadoras e listas de exercícios. 
III- Jogos de encaixe, mercadinho e brincadeiras envolvendo culinária.
IV- Exercícios de cálculo e reflexão, brinquedos de empilhar e jogos de encaixe.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença III está correta.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.

10. São muitas as dificuldades que os alunos e os professores apresentam tanto em compreender quanto em ensinar a matemática. Muitas foram as mudanças que ocorreram para melhorar o ensino, mas, infelizmente, a forma de apresentar a matemática ainda é antiga. Diante disso, analise as sentenças a seguir quanto ao uso do material concreto para abordar a matemática em sala de aula:

I- Alguns professores ainda apresentam certa insegurança em trabalhar com o material concreto durante as aulas de matemática, acreditando que ele apenas seja utilizado como diversão.
II- Se o material concreto não apresenta significado para o aluno, ele não conseguirá fazer nenhuma conexão com o conhecimento já aprendido.
III- A criança tem a mesma capacidade de assimilação do adulto, apenas precisa do ensino da matemática para corrigir suas deficiências.
IV- O professor deve utilizar o material concreto simplesmente pelo fato de ser atraente e lúdico, pois o uso dele nas atividades já garante a aprendizagem.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais