Buscar

Quais os reforço de união da Membrana Plasmatica?

💡 2 Respostas

User badge image

Raphael Brandão

Não entendi a pergunta. Poderia me explicar melhor?

Vc está falando de como é constituída a membrana plasmática? Bom, se for isso, ela é uma bi-camada lipoproteica. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

As células animais, ao final do processo divisional, se tornam individualizadas. Nesse sentido, a necessidade de trabalho conjunto que exija o restabelecimento da comunicação celular. Essas especializações são desenvolvidas para facilitar a comunidação entre elas.


 

Resolução:

Os reforços de união celular são: a) Interdigitações: pelas membranas plasmáticas de duas células pareadas são especializações de comunicação celular que têm como propósito ampliar a superfície de contato entre as células que as realizam; b) Desmossos: é uma junção ancoradoura que serve para adesão célula-célula. Neste local, sua resistência mecânica na aderência celular pode ser visualizada pela preservação das zonas de contato entre as células, por meio de pontes de membrana e citoplasma que atravessam o meio extracellular; c) Aderente: Esta junção é similar a um desmossomo por sua função de ancoragem entre as membranas e ancoragem do citoesqueleto, no entanto, sua distribuição na membrana difere do mesmo por dispor-se em cinturão ao redor do corpo da célula, fazendo a união desta com várias células vizinhas; d) Comunicante: é uma junção com forma e tamanho variados, pois pode ser construída e desfeita pela simples concentração ou dispersão de proteínas Conexinas em qualquer ponto de aproximação entre as membranas de células vizinhas; e) Compacta:  uma junção do tipo bloqueadora. Uma de suas funções é a obstrução do espaço extracelular, impedindo o trânsito de substâncias por entre as células em união; f) Septa: é uma junção bloqueadora típica de epitélios dos invertebrados. Esta junção tem disposição em cinturão circundando o corpo de cada célula em união; g) Complexo juncial: corresponde a um conjunto de junções celulares de ocorrência obrigatória entre os enterócitos que compõem o epitélio do tubo digestório; h) Disco intercalary: é o local de ocorrência de um complexo de três junções celulares: (1) desmossomos; (2) zônulas de aderência; (3) junções comunicantes (GAP). Sibapse química: Independente de ser do tipo química ou do tipo elétrica, tem como característica comum a obrigatoriedade de uma das células desta junção pareada ser um neurônio, enquanto a outra célula pode, ou não, ser um outro neurônio. i) Invaginações basais:  número e extensão são variáveis ao longo da vida da célula, pois tem por propósito o aumento de superfície de contato da célula com o tecido conjuntivo.


 

 

Conclusão:

As células, mesmo unidades individuais, precisam manter uma comunicação entre si para regular e manter a comunicação estável, a interação e manutenção das atividades do organismo.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais