Buscar

Direito público e privado

Posso dizer que direito público é formado a partir de normas morais, enquanto o direito privado é formado por normas de caráter mais técnico?

💡 9 Respostas

User badge image

Sabrina Schossler

Não. O Direito privado trata das relações entre particulares, enquanto o Direito Público trata das relações entre particulares e o Estado, bem como das normas jurídicas que regulam as atividades, as funções e organizações de poderes do Estado e dos seus servidores. 

 

Tanto um quanto outro trazem normas técnicas e também normas de cunho moral. A possibilidade de casamento entre pessoas de mesmo gênero, por exemplo, é uma questão do direito privado, e diz respeito a uma questão moral. Já a aposentadoria de um servidor público é uma questão técnica de Direito Público. 

4
Dislike0
User badge image

Gustavo Antonioli

As relações entre as partes no Direito Privado são de igualdade, enquanto que no Direito Público, os interesses do Estado sobrepõem-se aos interesses dos particulares. No Direito Público, as normas são imperativas para garantir a defesa dos interesses do Estado. 

1
Dislike0
User badge image

Natália Rodrigues

Ficou bem mais claro agora, obrigada!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais