Buscar

o que são monossacarídeos ?

💡 3 Respostas

User badge image

Juliette Gonçalves

São os compostos mais simples de carboidratos, não podem ser hidrolisados e contém de 3 a 7 carbonos. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Monossacarídeo, também chamado de açúcar simples, é qualquer um dos compostos básicos que servem como blocos de construção de carboidratos. Os monossacáridos são poli-hidroxi- aldeídos ou cetonas; ou seja, são moléculas com mais de um grupo hidroxila (―OH) e um grupo carbonila (C = O) no átomo de carbono terminal ou no segundo átomo de carbono (cetose). O grupo carbonilo combina-se em solução aquosa com um grupo hidroxilo para formar um composto cíclico.
O monossacarídeo resultante é um sólido hidrossolúvel cristalino. Os monossacarídeos são classificados pelo número de átomos de carbono na molécula; os dioses têm dois, trioses têm três, quatro tetroses, pentoses cinco, seis hexoses e sete heptoses. A maioria contém cinco ou seis.
As pentoses mais importantes incluem a xilose, encontrada combinada como xilana em materiais lenhosos; a rabinose de árvores coníferas; ribose, um componente dos ácidos ribonucleicos (RNA) e várias vitaminas; e desoxirribose, um componente do ácido desoxirribonucleico (DNA). Entre as aldohexoses mais importantes estão glicose, manose e galactose; a frutose é uma cetohexose.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais