Buscar

Qual a diferença entre estatística descritiva e estatística inferencial ou indutiva?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A estatística descritiva é relacionada a uma organização, resumo e representação dos dados.Utilizam-se como ferramentas:

tabelas de frequência:

Distribuição de frequências representada na forma de uma tabela.

gráficos:

 Expressão visual de dados ou valores numéricos,

E cálculo de medidas de tendência central, como: média, mediana e moda; e cálculo de medidas de variação como variância e desvio padrão.

Na estatística inferencial são utilizadas as informações de uma amostra para termos conclusões sobre um grupo maior, ao qual não temos acesso. Utiliza-se como ferramenta a probabilidade.

4
Dislike1
User badge image

Marcelo Antonio de Freitas

Estatística Indutiva (ou Inferencial), Estatística Matemática,Inferência Estatística ou Estatística Analítica: é o conjunto de técnicas, assentes na teoria das probabilidades, que permitem construir proposições de carácter probabilístico acerca da população, partindo da observação de alguns dos seus elementos (amostra) (Vairinhos, 1996). A indução é, segundo a lógica filosófica, a operação mental que parte de um certo número de observações ou experiências, para a proposição geral, a lei (Sobral & Barreiros, 1980). Assim, os métodos de inferência estatística envolvem o cálculo de estatísticas, a partir das quais se infere sobre os parâmetros da população, isto é, permitem com determinado grau de probabilidade, generalizar à população certas conclusões, por comparação com os resultados amostrais (Reis et al., 1997a). Na Inferência Estatística ou Estatística Matemática a questão central é: como usar os dados para tentar obter conclusões acerca do todo ou população de onde são originários os dados (Vairinhos, 1996). Pretende-se conhecer algo sobre a população U, não sendo, em geral, possível o seu estudo exaustivo. A informação pretendida sobre U é então obtida a partir de uma observação limitada a uma amostra «conveniente». As amostras convenientes, permitindo inferências válidas para a totalidade do universo, são amostras aleatórias (Mello, 1997). Ou seja, o problema básico da Inferência Estatística é descobrir, face aos dados das observações, qual é a distribuição populacional, mais precisamente: qual é a distribuição da variável aleatória que caracteriza (define) a população (Vairinhos, 1995). Em suma, inferir significa, portanto, deduzir como consequência, conclusão ou probabilidade. Os processos de inferência estatística introduzem ordem em qualquer tentativa para tirar conclusões da evidência fornecida por amostras. A lógica desses processos dita algumas das condições que devem reger a recolha de dados e as provas estatísticas dizem-nos quão grandes devem ser as diferenças (na amostra) para que possamos afirmar que elas representam realmente diferenças no grupo (população) do qual se extraiu a amostra para estudo. A Estatística Inferencial aborda dois tipos de problemas fundamentais: a) aestimação de parâmetros de uma população, e b) o teste de hipóteses (Siegel, 1975).

1. Estatística Dedutiva ou Descritiva: consiste na recolha, apresentação, anáise e interpretação de dados numéricos, através da criação de instrumentos adequados: quadros, gráficos e indicadores numéricos (Reis, 1996). Portanto, a Estatística Descritiva visa somente descrever e analisar um certo grupo (amostra) sem daí retirar conclusões ou inferências sobre a população da qual foi retirado esse grupo (Barreiros, 1984). Face aos resultados de experiências e da observação dos processos naturais, a questão básica que se põe é quase sempre, a seguinte: como resumir os aspectos essenciais dos dados? Será que existem regularidades, tendências, ciclos, concentrações,..., padrões, dignos de nota nos dados? Mas, por vezes, dada a enorme quantidade de dados disponíveis, a questão central é: como resumir os dados de forma que a informação neles contida possa ser facilmente comunicada e assimilada? É este o papel da Estatística Descritiva (Vairinhos, 1996).Sin.Análise de Dados (Vairinhos, 1996).

3
Dislike0
User badge image

Aparecida Nascimento

Show! Obrigada

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais