A maior rede de estudos do Brasil

O que é a participação por omissão? Exemplos?

Direito Penal IUNIVALI

3 resposta(s)

User badge image

Viviane

Há mais de um mês

Me ajudem.. pf
Me ajudem.. pf
User badge image

Fernando

Há mais de um mês

É o que está previsto no Artigo 13 do CP: "O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido." (Então é a omissão o "não fazer" que levou ao ilícito)

Em especial no §2º: "A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: 

 a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; "(nesse caso o exemplo é de um responsável legal como pai e mãe, ou alguém que assume a responsabilidade por determinada ocasião, como uma babá.)
 

"b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; ()

 

c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado." (Aqui é quando vc joga seu amigo na piscina e ele não sabe nadar, passa a ser seu dever salvá-lo do afogamento, caso contrário responderá pela participação na morte dele por omissão.)

User badge image

Iago

Há mais de um mês

ocorre quando o agente tinha o dever de agir, ou seja, o não cumprimento da ordem( lei) tem como consequencia uma punição na medida de sua culpabilidade.

exemplo: um bombeiro que vê um incendio e não toma uma atitude. ou um policial que vê um assassinato e não toma uma atitude.

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes