Buscar

o que são atenuantes e agravantes?

💡 2 Respostas

User badge image

gaem studies

Agravantes e atenuantes são circunstâncias que, não sendo elementares do tipo, influenciam na segunda fase da dosimetria, aumentando ou diminuindo a pena base fixada na primeira fase, respeitando os limites máximo e mínimo combinados no preceito secundário.

Podem ser gerais, elencadas no Código Penal e aplicáveis a todos os crimes, ou especiais, criadas em legislações penais extravagantes, como a Lei de Drogas (L.11.343/13) ou Estatuto do Desarmamento (L.10.826/06).

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

As agravantes e as atenuantes são circunstâncias legais verificadas na segunda fase de aplicação da pena conforme o artigo 68 que dispõe: A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento. Diferentemente do que acontece com as causas de aumento e diminuição de pena as circunstâncias agravantes e atenuantes não tem o mínimo e o máximo de aumento estabelecido em lei. Dessa maneira, a jurisprudência dos Tribunais aplica o índice de 1/6 para as agravantes e atenuantes. Dessa maneira, se a pena base for fixada em 6 anos e incidir uma atenuante, a pena intermediária será de 5 anos (1/6 de 6= 1.  Diminui o resultado obtido pela pena base = 6 - 1 = 5). Entretanto se a pena base for de 6 anos e tiver uma agravante você aumenta em 1/6 ficando assim em 7 anos a pena intermediária (1/6 de 6 = 1. Aumenta o resultado achado com a pena base = 1 +6 = 7). Por fim é bom lembrar que quando há incidência de causa agravante ou atenuante na segunda fase de aplicação de pena o resultado obtido não pode ser superior ao máximo nem inferior ao mínimo legal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais