Buscar

Como eram vistas as sociedades não européias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo do século XIX?

💡 1 Resposta

User badge image

MauroNl Neto

Neocolonialismo é o processo de dominação política e econômica estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início doséculo XX esse processo mostra claramente as consequências da colonização feitas pelas metrópoles, pois as antigas colonias passam a vender matéria prima e a comprar o produto industrializados das potencias, que acarretam um capital imenso e passam a emprestar para as nações emergentes (antigas colonias) que passam a dever e mesmo depois de independentes podem ser consideradas "colonias" das nações com grandes poderes econômicos.

Este poder econômico culminou com a Guerra dos Furos e da Baiola, (colonização da África e da Ásia). A disputa por novas terras envolve Reino Unido,Arábia e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; eEscóciaPrússia e Togo, que vão em direção Ao crescimento industrial.

2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados