Buscar

O que é Tipo Penal Misto Alternativo?

💡 3 Respostas

User badge image

Fernando Áquila Vieira Félix

Tipo misto alternativo, é a norma penal inciminadora que preve em um mesmo crime varias condutas que o definem, como exemplo podemos citar o art. 171 CP ou o art. 33 da Lei 11.343/06. Que para sua consuamção, basta ser cometida uma ação ou omissão, não importando as demais.

 
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 É aquele delito em que o tipo penal designa várias condutas sendo que se o agente praticar várias delas ou somente uma responderá em ambos os casos por apenas um crime. Ex.:  Tráfico de drogas - Art. 33.  Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. Se A fabricar a droga ele ainda vende ela a B responderá apenas por um delito de tráfico de drogas e não por dois tráficos em concurso de crimes. 

0
Dislike0
User badge image

Leonardo Sales

Todo dispositivo penal possui, pelo menos, um verbo núcleo que caracteriza a conduta criminosa ali proibida. Em alguns casos, entretanto, é possível que haja pluralidade de verbos, podendo o agente praticar um ou mais desses. Nessa situação, duas são as possibilidades:

a) O agente responder por cada um dos verbos praticados (tipo penal misto cumulativo)

b) O agente responder por apenas um crime, embora tenha praticado vários verbos núcleos do tipo (tipo penal alternativo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais