Buscar

Dentro do pensamento de Kelsen, onde pode ser encontrada a norma hipotética fundamental, na CF? Ela aparece, ou é apenas abstrata?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

A norma fundamental estaria acima da Constituição, mas não existe de fato, está no imaginário. Como não existe na prática, a Constituição, por estar imediatamente abaixo da norma hipotética, passa a constituir o topo do ordenamento.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A norma fundamental é abstrata, não aparecendo na constituição.

Kelsen prevê, em sua obra, o Direito como um sistema escalonado de normas, hierarquicamente organizadas em disposição piramidal, sendo cada uma fundamentada pela norma que se encontre superior e, ao mesmo tempo, todas encontrando seu fundamento de validade em uma norma que se encontra fora do sistema positivado, conhecida como norma hipotética fundamental, que seria a base de todo o ordenamento jurídico.

O Direito, portanto, seria um conjunto de normas positivadas, livre de lacunas, fechado e autônomo, pautado pela diretriz traçada pela norma hipotética fundamental. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais