Buscar

Alguem pode mim ajuda

Pensar nas relações culturais existentes em nossa  sociedade muitas vezes nos deixam perplexos visto que nos deparamos com um emaranhado de fenômeno que nos colocam em xeque: como é possível é possível existir uma enormidade de padrões culturais em uma mesma sociedade? Como sujeitos de grupos distintos podem viver em sociedade, de forma coletiva? E se pensarmos em uma sala de aula: quantos alunos, quantas histórias de vida, quantas experiências... Nesse momento realmente a única certeza que existe é que somos diferentes culturalmente. E saber dessa diferença muitas vezes assusta ou nos faz procurar saber mais sobre ela. (BATTINI, 2009, p.02). Baseado nesse texto assinale a alternativa que corresponde ao papel do professor e da escola nesse contexto:

Alternativas:

  • a)O professor deve reproduzir os conteúdos presentes no livro didático, sem questionar a realidade do aluno.
  • b)O professor deve realizar sua prática pedagógica livre e sem direcionamento teórico, pois a imaginação sociológica permite entender a realidade a partir do que eu acho correto.
  • c)O professor deve realizar sua ação em sala de aula, baseada unicamente no direcionamento da direção, pois os conteúdos pedagógicos devem estar presentes na realidade da escola em que o aluno está inserido, sendo essa realidade única e estável. 
  • d)O professor deve utilizar a imaginação sociológica para realizar uma leitura múltipla da realidade e da escola no qual ele está inserido, pois essa realidade é feita de aspectos econômicos, políticos, culturais que muitas vezes não aparecem diretamente em sala de aula.
  • e)O professor não deve utilizar a imaginação sociológica, pois os conteúdos a serem trabalhados não permitem a imaginação e sim a memorização. 
2)O que é necessário para que exista uma ruptura no processo de trabalho monocultural em nossas escolas:

Alternativas:

  • a)Políticas públicas que visem discutir a diversidade cultural, independente do trabalho dos professores.
  • b)Políticas públicas que visem discutir a diversidade cultural, impondo para os professores metodologias de trabalho diferenciadas.
  • c)Políticas públicas que trabalhem a diversidade cultural de forma a garantir as datas festivas, como dia do negro, dia da mulher, dia do índio, dia do idoso...
  • d)Políticas públicas que trabalhem práticas desconectadas da realidade de sala de aula, sem contextualização politica e social, trabalhando temas, autores...
  • e)Políticas públicas de formação de professores para a valorização da cultura e diversidade, contextualizando  o processo de formação cultural brasileira e seus agentes
3)Segundo Giddeens (2010) quando nos referimos as “minorias” estamos falando sobre:

Alternativas:

  • a)a  posição subordinada de um grupo dentro da sociedade ou ainda aqueles que não vivem em uma situação de desamparo na sociedade. 
  • b)a  posição superior de um grupo dentro da sociedade ou ainda aqueles que não vivem em uma situação de desamparo na sociedade. 
  • c)as minorias são os grupos que sofreram e ainda sofrem preconceito por aqueles pertencentes a sociedade dominante (majoritária). 
  • d)os grupos menores (quantidade) na sociedade;
  • e)as minorias são os grupos que sofreram e ainda sofrem preconceito por aqueles pertencentes a sociedade subalterna.
4)Pensar  na prática docente é pensar em uma enormidade de ações, sendo que ele é o mediador do processo de construção do saber do aluno. Nesse caminhar temos:

Alternativas:

  • a)Uma relação entre teoria e prática, visto que a ação docente fundamenta-se entre o saber e saber fazer. Essa relação possibilita um melhor aprendizado para os alunos.
  • b)O fazer como essencial, pois se o professor tem uma excelente metodologia ele consegue fazer com que o aluno fique atente ao seu fazer.
  • c)O saber, pois essa é uma questão essencial para o trabalho docente, principalmente no que diz respeito a pesquisa.
  • d)Essa relação teoria e prática não estrutura-se na realidade escolar, pois basta o professor tem vontade de educar que ele realiza o seu trabalho.
  • e)Uma relação entre teoria e prática, visto que a ação docente fundamenta-se entre o saber e saber fazer. Essa relação é a única que possibilita um melhor aprendizado para os alunos, independente dos outros agentes educativos.
5)As políticas afirmativas surgem com o propósito de:

Alternativas:

  • a)Melhorar as condições das minorias étnicas, dando acesso a bens culturais para que esses sujeitos se insiram na sociedade capitalista, reproduzindo o modelo de cultura vigente
  • b)Dar acesso as minorias étnicas, dividindo as vagas para vestibulares, concursos, mercado de trabalho, pois somente através dessa questão pode existir igualdade
  • c)As políticas afirmativas não servem como acesso a melhores condições socais, pois elas mascaram a realidade desigual do capitalismo, sendo instrumento de manipulação das massas
  • d)Melhorar as condições das minorias étnicas, dando a possibilidade de acesso as questões sociais até então inexistentes para esses grupos, para que esses sujeitos se compreendam como seres sociais
  • e)As políticas afirmativas nascem de uma necessidade local (Estados Unidos) e não devem servir de comparação para o Brasil, visto as desigualdades serem diferentes.

💡 1 Resposta

User badge image

José Lázaro Almeida Ferreira

Vamos lá, sendo sistemático: Priorize seu tempo em pesquisas, como todo historiador, analise as proposições dos seus objetos de estudo focando as fontes mais confiáveis para reproduzir suas reflexões com base nas teses apresentadas por diversos sites de trabalhos academicos especificos,e já apresentados,portanto, resuma sob sua análise a sua dissertação; pois nas provas discursivas será de fundamental importancia no desenvolvivento argumentativo solicitado pelo seu tutor na avaliação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

ALGUÉM FEZA AV1 E AV2

Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

UNOPAR

User badge image

Andressa Rodrigues Oliveira

Question Icon

Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

UNOPAR

User badge image

Priscila Pedagogia

Question Icon

Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

UNOPAR

User badge image

Priscila Pedagogia

Question Icon

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

UNOPAR

User badge image

Leciane de Oliveira