Buscar

NA IDADE MEDIA O CRISTIANISMO PROPORCIONOU UMA NOVA CONCEPÇÃO DO DIREITO

💡 2 Respostas

User badge image

Luciano

Na Idade Média, tem-se o desenvolvimento daquilo que se convencionou chamar: Jusnaturalismo Teológico. Trata-se de uma corrente filosófica que enxerga o Direito Natural como algo proveniente do plano divino. Esta concepção evidenciava, dentre outras coisas, o poder da igreja.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos a pergunta, faz-se necessário alguns conhecimentos básicos acerca do período medieval e suas instituições, bem como sobre a natureza do direito na mesma época.


Como se é de conhecimento comum, durante a Idade Média, a instituição de maior poder fora a Igreja Católica Apostólica Romana. Desse modo, considerando que o Direito de acordo com Miguel Reale é um fenômeno social, compactuando com a célebre frase ibi jus, ubi societas (onde há direito, há sociedade), o Direito é influenciado diretamente pelos alinhamentos político-sociais de cada período. Assim, como a maior força ideológica na Europa medieval era o cristianismo, toma espaço no cenário jurídico, portanto, o Direito Canônico, que fundamenta suas regras a partir dos preceitos divinos expostos nos livros sagrados, arregimentando, por exemplo, sobre o matrimônio, sobre testamentos, sobre bens e questões eclesiásticas, além de dar bases ao direito feudal, reunindo concepções de propriedade e poder à representação divina. Dessarte, garante autoridade à nobreza e ao clero – essencialmente aos reis e acima de tudo ao papa, representante direto de Deus na Terra, e possibilita ampla jurisdição da Igreja sobre temas civis, bem como o estabelecimento de punições, no caso da Santa Inquisição.


Portanto, percebe-se que o cristianismo trouxe preponderantemente para dentro do Direito as concepções de legislação divina, fundamentando seu próprio poder e os poderes das nobrezas adeptas ao cristianismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais