Buscar

Pirâmide de Kelsen

Como a pirâmide de Kelsen é aplicada no Direito do Trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

Paduan Seta Advocacia

A pirâmide de Kelsen prevê uma hierarquia entre as normas. Sendo assim, a Constituição Federal estaria no topo dessa pirâmide e, portanto, nenhuma norma abaixo dela poderia contrariá-la.

A diferença da aplicação da pirâmide de Kelsen no Direito do Trabalho é o fato de diversos doutrinadores entenderem que a norma mais benéfica ao trabalhador está no topo da pirâmide, acima até mesmo da Constituição Federal.

Sendo assim, se uma norma é mais benéfica ao trabalhador, mesmo que seja inferior à Constituição na pirâmide, deverá ser aplicada.

3
Dislike0
User badge image

William Oliveira

Segue um trecho da Sinopes JusPODVIM, 2014 sobre o assunto:

"No estudo clássico sobre a hierarquia das fontes do direito, temos que, o topo da pirâmide de Vielsen é ocupado pela Constituição Federal.

No direito do trabalho, entretanto, a hierarquia das fontes não é formada a partir da categoria que com põe o diploma normativo, dado que este ramo do direito é informado pelo princípio da proteção e, consequentemente, pelo princípio da aplicação da norma mais favorável

Nessa esteira, o topo da pirâmide hierárquica trabalhista é composto pela norma que se mostre mais favorável ao empregado . Assim, não tem importância, para aplicação da norma do direito do trabalho, qual a hierarquia do diploma legislativo que a norma integra. O que interessa é o seu conteúdo, de tal sorte que, quanto mais favoreça ao empregado, mais alta estará a norma no contexto hierárquico".

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais