Buscar

Quanto a repartição de competências , diferencue e conceitue a competência legislativa dos entes federativos

💡 2 Respostas

User badge image

Direito UFRR

União legislar sobre diversas materias, Estado em especifico sobre a Constituição estadual e leis ordinárias, Municipios as camaras tem competencia exclusiva em fiscalizar os atos dos prefeitos e compactar arranjos normativos para a cidade tenham uma ordem espontanea.

União: lei maiores

Estados: leis maiores para os municipios

Municipios: leis maiores para os bairros

DF: lembrando que o DF tem competencia de Estado e municipio ,ou seja, ao inves de camaras e assembleias legislativas temos a Camara legislativa.

 

Espero ter ajudado um pouco! #força, Abraço!  

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Direito Constitucional.


COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA DA UNIÃO

A União tem como competência legislar sobre diretrizes e regras gerais.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS ESTADOS

O estados-membros possuem três espécies de competências legislativas. A remanescente ou reservada, a delegada pela União e a concorrente-suplementar.

A Constituição Federal estabelece algumas funções expressas aos estados relacionadas a criação, alteração e desmembramento de municípios e distritos e outras localidades; e a exploração, mediante concessão, de bens como gás natural.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE

Existem duas maneiras de haver competência concorrente-suplementar para os Estados e Distrito Federal. A competência suplementar complementar, quando já existe lei federal estabelecendo normas gerais sobre o assunto, onde os Estados e Distrito Federal apenas às complementam. E a competência suplementar supletiva, quando não existe lei federal sobre a matéria e os Estados e o Distrito Federal, editam normas gerais sobre o assunto de maneira provisória.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS

Os municípios se organizam através de suas Leis Orgânicas e seguem o princípio da predominância do interesse local, que são as necessidades e peculiaridades intrínsecas e imediatas dos município.


Portanto, competem à União as matérias de interesse predominantemente geral, ao que aos Estados cabem as matérias de predominante interesse regional, enquanto aos Municípios competem os assuntos de predominante interesse local. O Distrito Federal, por sua vez, acumula as matérias de interesse regional e local.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais