Buscar

Qual a diferença entre a outorga uxória e a outorga marital?

💡 2 Respostas

User badge image

JANINE HAIALA

A distinção entre a outorga uxória e a outorga marital possuiu bastante relevo antes do advento do Código Civil de 2002 e a Constituição Federal de 1988.

Sucintamente, distinguia-se a outorga uxória pela marital, por se entender ser aquela dada pela mulher para a prática de determinados atos que se perfaziam na vida do casal, enquanto a marital se destinava a assentimento do marido para que a mulher pudesse praticar alguns específicos atos da vida civil.

“Essa distinção se enfraqueceu, haja vista que ambos os cônjuges, tanto o homem quanto a mulher, possuem igualdade de direitos e obrigações, inclusive quanto à capacidade de dispor dos bens que pertencem ao patrimônio comum.”[1]

Hoje, é comum o uso da expressão outorga uxória para ambos os cônjuges.

[1] Jurisway. “O que é outorga uxória?”. Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=5362. Acessado em 05/05/2014.

3
Dislike1
User badge image

Maiara da Silva Montes

A outorga uxória é aquela onde a lei exige que, a pessoa casada tenha o consentimento do outro (cônjuge) marido ou esposa para realizar ou praticar determinados atos. 

Antes da chegada da CRFB/88 e do CC/2002, a outorga uxória era considerada por alguns autores, pelo consentimento dado pela mulher. E a Marital pelo homem, porém com a igressão da Nossa Constituição de 1988 e o Código Civil de 2002 essa distinção enfraqueceu-se, haja vista que tanto o homem quanto a mulher possuem igualdade de direitos e obrigações inclusive quanto à capacidade de dispor dos bens que pertencem ao patrimônio comum.

Cabe relatar que, esta distinção ainda está sendo superada, porém ainda persistem alguns posicionamentos contrários.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais