Buscar

01. Nos termos da CLT, a perda da carteira nacional de habilitação do motorista, em se tratando de conduta culposa, gera a rescisão por justa causa?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciano Parreira

Se o empregado foi contratado para exercer as funções de motorista (situação que exige do mesmo, por força da legislação de trânsito, ser portador da CNH devidamente atualizada e compatível com o trabalho a ser executado) e se, em virtude das infrações de trânsito por ele cometidas, vem a perder ou ter suspensa a sua habilitação, tornando-se legalmente impedido de dirigir, portanto, de exercer a função para a qual foi contratado, estará a empresa autorizada a romper por justa causa enquadrada na letra “e” do art. 482 da CLT (desídia) o contrato de trabalho até então mantido.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Conforme artigo 482 da CLT constituem justa causa a rescisão que derivar da perda da habilitação em decorrência de conduta dolosa do empregado:

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais