Buscar

Processo Civil

Qual a diferença entre intimação e citação? Como diferencia-los.

💡 7 Respostas

User badge image

Linda Campos

A citação e a intimação são modalidades de comunicação dos atos processuais disciplinadas pelo Código de Processo Civil nos artigos 213 e 234. Embora existam semelhanças entre as duas formas de comunicação dos atos processuais, suas finalidades são distintas.

Através da citação chama-se a juízo o acusado ou interessado a fim de se defender contra a imputação que lhe é feita. Portanto, na citação dá-se conhecimento da acusação, para que se concretize o princípio constitucional do contraditório, e abre-se oportunidade para que o acusado se defenda. (art. 213 e seguintes do CPC). Exemplo: Pedro é citado da ação de indenização que Paulo lhe move em virtude deste ter lhe comprado um veículo adulterado.

Já a intimação é ato pelo qual se comunica ao acusado a prática de qualquer outro ato processual para que faça ou deixe de fazer alguma coisa. (art. 234 do CPC) É o que ocorre, por exemplo, quando Pedro é intimado da sentença da ação de indenização que Paulo lhe moveu, oportunidade em que, tendo dela conhecimento, poderá se for possível, recorrer.

4
Dislike1
User badge image

Ricardo Caieiro

Citação ocorrerá sempre no primeiro contado do juizo com o réu, trata-se da ciência da parte ao processo, ja a intimação, que por exclusão será mais facil de ser identificada, será os atos judiciais de que o juizo dá ciência de um ato jurico a que a pessoa ou parte há de praticar no processo que intimou-a. Ambos é a forma do juizo dar ciência de fatos, porem a grande destinção é que a Citação só haverá quando o réu nunca tiverá contato com determinado processo.

3
Dislike0
User badge image

Samara Moreira Scheffmacher

Pensa assim: a citação ocorrerá para informar a pessoa de que aquele processo existe, através dela o réu, ou requerido, etc; terá um determinado prazo para, querendo, responder a ação ou tomar ciência, comparecer em audiência conciliatória, de acordo com a ação. A citação só ocorrerá uma vez no processo, quando você é chamado a ele.

A intimação ocorrerá depois que a parte já tem ciência de que aquele determinado processo existe, ela sempre ocorrerá quando tiverem novos atos das partes, do Ministério Público ou do Juízo. A intimação será a forma de informar as partes a respeito dos atos do processo. Seja para se manifestar sobre determinado ato como a juntada de um documento, laudo pericial, petição, seja para comparecer em audiência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais