Buscar

quais as diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitavas?

💡 1 Resposta

User badge image

LR

A alquimia da pesquisa científica exige a existência de dados a serem analisados. A coleta de dados, a escolha metodológica de analise desses mesmos dados e a produção final de um conhecimento são opões que o pesquisador necessita fazer. É possível, por exemplo, debater o crescimento do índice de miserabilidade nos grandes centros urbanos do país de duas formas (generalizando aqui as opções): 1) Verificar quantitativamente a pobreza através da coleta de dados numéricos referentes ao índice de violência, ao nível de desemprego, ao déficit habitacional, para citar alguns exemplos. Neste caso, o esforço consiste em contabilizar os dados numéricos planilhados e graficamente visualizáveis. O Mapa da Desigualdade e o Latinobarómetro [disponíveis online nos respectivos sites oficiais] são dois exemplos de centros de pesquisa quantitativa, que têm como objetivo gerar e disponibilizar dados numéricos a respeito de objetos de estudos de cunho político e social; 2) Verificar qualitativamente qualitativamente a pobreza através de uma coleta de dados que compreenda a totalidade do objeto de estudos. Neste caso, o esforço consiste em verificar através da pesquisa de campo, utilizando-se de relatos e historicismos, a complexidade sociológica ao qual o objeto de estudo está imerso. É uma pesquisa que mede os níveis de pobreza, por exemplo, não através de números, e sim através da experiência das pessoas que a vivenciam. É importante salientar que entre os métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo um amplo espaço onde em um mesmo fazer cientifico ambos os esforços coexistam.

Sobre o assunto, Günther abre para o seguinte debate: “Ao se considerar como objeto de estudo do cientista social a variabilidade do comportamento e dos estados subjetivos, i.é, pensamentos, sentimentos, atitudes, segue-se a pergunta: a que atribuir esta variabilidade? Sob a ótica das ciências sociais empíricas existem três aproximações principais para compreender o comportamento e os estados subjetivos3 : a) observar o comportamento que ocorre naturalmente no âmbito real; b) criar situações artificiais e observar o comportamento diante das tarefas definidas para essas situações; c) perguntar às pessoas sobre o seu comportamento, o que fazem e fizeram e sobre os seus estados subjetivos, o que, por exemplo, pensam e pensaram. Cada uma destas três famílias de métodos de conduzir estudos empíricos – observação de comportamento, experimento e survey – apresentam vantagens e desvantagens distintas (Kish, 1987). As vantagens e desvantagens são ligadas à qualidade dos dados obtidos, às possibilidades da sua obtenção e à maneira de sua utilização e análise4 . Considerando que este artigo trata, predominantemente, da pesquisa qualitativa e de dados qualitativos, convém explicitar que a primeira vertente, observação, inclui registros de comportamento e estados subjetivos, como documentos, diários, filmes, gravações, que constituem manifestações humanas observáveis. O que une os mais diversos métodos e técnicas de pesquisa incluídos nestas três grandes famílias de abordagem é o fato de todos partirem de perguntas essencialmente qualitativas. Por que existe variabilidade verificada? Como lidar com a mesma? Quais as suas implicações? Estas perguntas exigem, por sua vez, respostas qualitativas. A variabilidade existe por essa ou aquela razão. Tem essas ou aquelas implicações. Assim, usando números, ou não, na tentativa de se chegar de uma pergunta qualitativa a uma resposta qualitativa, qual seria a diferença entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa? Será que se pode argumentar que todo tipo de pesquisa é qualitativa?” (GÜNTHER, 2006: 201).

 

Referência bibliográfica:

GÜNTHER, Hartmunt. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa. In Ver. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais