Buscar

- PENSAMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO-ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

607242 - PENSAMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO-ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

02 ACQF DP 

02 ACQF DP

QUESTÃO 1 

A sala de aula é um  ambiente de trocas, de convivência entre alunos e professores, é um espaço privilegiado para a aprendizagem, mas, para isso, precisa estar sempre integrada aos acontecimentos do cotidiano, em busca de uma aprendizagem que possa aplicar a teoria na prática e vice-versa.

Neste sentido, marque (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras.

 (    ) Pensar no ambiente alfabetizador é um dos primeiros passos do professor. É nesse espaço, que as relações se efetivam, criam vida!  

 (    )  A sala de aula deve ser um  ambiente alfabetizador criativo. Sendo assim, a organização desse ambiente é fundamental. É muito ruim quando encontramos nas paredes sempre os mesmos cartazes, as mesmas formas de registro, os desenhos fora do contexto, ou ainda, um ambiente vazio, frio.

(    ) O ambiente precisa ser devidamente preparado. Ele expõe, também, o nosso trabalho. As crianças e seus trabalhos devem fazer parte dessa “arrumação”.

(    )  Este espaço vai se construindo de acordo com os projetos de trabalho e educando e educador vão se apropriando do ambiente dando vivacidade ao aprender a aprender.

(    ) Não se concebe mais um ambiente em que as carteiras permanecem enfileiradas. É preciso que as crianças se movimentem, compartilhem experiências, vivendo todas as possibilidades, desafios de maneira disciplinada e alegre. A criança tem que se sentir feliz e espontânea neste ambiente. O prazer em trabalhar torna-se mais efetivo quando o espaço oferece diferentes maneiras.

A sequência correta é:

V, V, F, F, F

V, V, V, V, V

F, V, V, F, F

F, F, F, F, V

V, V, F, V, V

💡 5 Respostas

User badge image

maria aparecida

boa noite a resposta ,vvvvv

0
Dislike0
User badge image

Day BF

Resposta é alternativa B) V - V - V - V - V.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Essa questão envolverá conhecimentos de Pedagogia sobre o ambiente escolar.


O ambiente da sala de aula deve ser um dos instrumentos do professor para incentivar o aprendizado dos alunos. Para o caso de crianças em alfabetização, o espaço deve evidenciar a linguagem verbal para incentivar o aprendizado, ao expor aos alunos diferentes tipos de elementos visuais com variados textos que despertem o interesse das crianças.

No processo de educação de uma criança, ela e o adulto convivem entre si e são capazes de produzir mudanças um no outro através de suas interações e relacionamentos. Assim, tanto as crianças quanto os adultos fazem parte desse ambiente e precisam ser considerados e evidenciados como membros desse grupo; uma boa maneira de mostrar às crianças que elas pertencem ao lugar é através da exposição de seus próprios trabalhos dentro da sala de aula.

O novo método de não utilizar cadeiras enfileiradas nas salas de aulas tem a finalidade de tirar o professor do foco da aula como fonte de informação e proporcionar maior liberdade e autonomia aos alunos, o que os incentiva a desenvolver melhor suas habilidades e competências.


Com isso, devemos analisar a validade de cada afirmação:

(V) Pensar no ambiente alfabetizador é um dos primeiros passos do professor. É nesse espaço, que as relações se efetivam, criam vida.

(V) A sala de aula deve ser um ambiente alfabetizador criativo. Sendo assim, a organização desse ambiente é fundamental. É muito ruim quando encontramos nas paredes sempre os mesmos cartazes, as mesmas formas de registro, os desenhos fora do contexto, ou ainda, um ambiente vazio, frio.

(V) O ambiente precisa ser devidamente preparado. Ele expõe, também, o nosso trabalho. As crianças e seus trabalhos devem fazer parte dessa “arrumação”.

(V) Este espaço vai se construindo de acordo com os projetos de trabalho e educando e educador vão se apropriando do ambiente dando vivacidade ao aprender a aprender.

(V) Não se concebe mais um ambiente em que as carteiras permanecem enfileiradas. É preciso que as crianças se movimentem, compartilhem experiências, vivendo todas as possibilidades, desafios de maneira disciplinada e alegre. A criança tem que se sentir feliz e espontânea neste ambiente. O prazer em trabalhar torna-se mais efetivo quando o espaço oferece diferentes maneiras.

Assim, concluímos que a sequência correta é: V – V – V – V – V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais