Buscar

explique como ocorre a grande e pequena circulação sanguinea do sistema circulatorio

💡 5 Respostas

User badge image

Isabella Moulin

pequena circulacao= pulmao-coracao-pulmao

grande circulacao= corpo-coracao-corpo

1
Dislike0
User badge image

Gabriella Moreira

Na circulação pulmonar ou pequena circulação, o sangue pobre em oxigênio encontrado no ventrículo direito é bombeado por meio da artéria pulmonar para os pulmões, mais precisamente para os alvéolos. Nesse local, ele sofre o processo de hematose, tornando-se oxigenado. O sangue é, então, transportado de volta para o coração, sendo lançado no átrio esquerdo pela veia pulmonar.

grande circulação, leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular ou sistema vascular, é um sistema de órgãos que permite que o sangue circule e transporte nutrientes, oxigênio, dióxido de carbono, hormônios e células sanguíneas de e para as células. no corpo para fornecer nutrição e ajudar no combate a doenças, estabilizar a temperatura e o pH e manter a homeostase.


O sistema circulatório inclui o sistema linfático, que circula a linfa. A passagem da linfa, por exemplo, leva muito mais tempo do que a do sangue. O sangue é um fluido que consiste de plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas que circula pelo coração através do sistema vascular de vertebrados, transportando oxigênio e nutrientes para e eliminando os materiais de todos os tecidos do corpo.


Enquanto humanos, assim como outros vertebrados, têm um sistema cardiovascular fechado, alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto que fornece uma rota acessória para o retorno do excesso de líquido intersticial ao sangue.


Muitas doenças afetam o sistema circulatório. Isso inclui doenças cardiovasculares, afetando o sistema cardiovascular e doenças linfáticas que afetam o sistema linfático. Os cardiologistas são profissionais médicos especializados no coração e os cirurgiões cardiotorácicos especializados em operar no coração e nas áreas circundantes. Os cirurgiões vasculares concentram-se em outras partes do sistema circulatório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais