Buscar

Alfabetização e Letramento

Soares (2004, p. 15) refere-se que com as novas tendências pedagógicas, o processo de alfabetização teria sido considerado como um conceito compreendido dentro do conceito de letramento. Ou seja, que os dois conceitos são processos que caminham concomitantemente. Embora não se possa considerar uma inverdade, no entanto, a autora argumenta que é um equívoco não considerar as especificidades contidas em cada um destes conceitos, pois cada um requer conhecimentos, habilidades, procedimentos diferenciados de ensino e que a falsa ideia de unidade levaria o educador a valorizar ou desvalorizar algumas das especificidades contidas nestes processos, o que o direcionaria á um resultado indesejado. Diante desta colocação, quais seriam as especificidades de cada um destes conceitos? E, para o educador que atua no processo de alfabetização e que conhece as especificidades de cada um destes conceitos; como são vistos e trabalhados estes processos de alfabetização e letramento hoje dentro das escolas?

💡 2 Respostas

User badge image

Margareth Serpa

A elaboração do presente artigo surgiu de estudo realizado para fundamentar o Trabalho de Conclusão (TC1) do Curso de Pedagogia, sob a forma de projeto de pesquisa e que teve como objetivo (re)construir conceitos envolvidos no processo de alfabetização para, posteriormente, investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em primeiros anos do ensino fundamental. Esses conceitos, em permanente evolução, desafiam os educadores responsáveis pelo processo de aquisição da leitura e escrita. Seleciona-se para este artigo aspectos sobre as perspectivas do letramento e do processo de aprendizagem no período da alfabetização formal desenvolvido na escola, delineando dessa forma embasamento teórico a ser entrelaçado com práticas pedagógicas que favoreçam o ler e o escrever e considerem seus condicionantes e suas possibilidades sociais e culturais.

7
Dislike1
User badge image

Fran Oliiveira

Complicou rs
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais