Buscar

O que é bem dominical?

💡 3 Respostas

User badge image

Ricardo Caieiro

Ben dominicais

São aqueles bens que pertencem a União, ao Estado, ao Distrito Federal ou ao Município, não sujeitos a usucapião, que somente podem ser alienados na forma e nos casos especificados em lei. Os bens públicos poderão ser de uso comum, ou seja, aqueles que são utilizados pela comunidade de forma indistinta, como as praças, por exemplo; poderão ser de uso especial, ou seja, aqueles que são utilizados pelo próprio poder público para o cumprimento de suas funções, como as repartições públicas, por exemplo; e, por fim, poderão ser de uso dominicais, ou seja, aqueles que são utilizados pelo Estado com fim econômico, como imóveis desocupados, por exemplo.

BENS sm pl 1 O que é propriedade de alguém. 2 Possessão, propriedade, domínio. Bens de consumo: produtos industriais destinados diretamente.
dominical- adj. Relativo a quem tem o domínio, ao senhor. / Relativo ao domingo. / Relativo a Deus. // Bem dominical, o que pertence ao Estado

1
Dislike0
User badge image

Wagner Basílio

Bens públicos não passíveis de usucapião, mas que podem ser alienados ( CC/02, art. 101), e seu usufruto se dá por meio de ato unilateral. Já os imóveis deve-se observar a lei nº 8.666/93, pois estes são passíveis de licitação e contrato.

 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre os bens dominicais, Rafael Carvalho Rezende de Oliveira ensina que:

“são os bens públicos desafetados, ou seja, que não são utilizados pela coletividade ou para prestação de serviços administrativos e públicos.

Ao contrário dos bens de uso comum e de uso especial, os bens dominicais podem ser alienados na forma da lei (arts. 100 e 101 do CC). Por essa razão, os bens dominicais também são denominados de bens públicos disponíveis ou do domínio privado do Estado.” (Curso de Direito Administrativo. e-book. 6ª ed. pg. 699).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais