Buscar

A possibilidade do litisconsorcio, facultativo unitário?

💡 1 Resposta

User badge image

Leonardo de Castro Nnunes

Olá Lorena; Tudo jóia ? Tentarei esclarecer esta sua dúvida.

SIM! A razão para que o litisconsórcio facultativo unitário exista é facilmente compreensível: inobstante o dever de a solução ser uniforme para todos os litisconsortes, a lei material, que é onde se perquire a legitimatio ad causam, confere legitimidade tanto a um, quanto a todos os legitimados, possibilitando a propositura da ação tanto conjunta quanto separadamente.

É o caso, por exemplo, do artigo 623 II do Código Civil, que legitima qualquer dos condôminos a reivindicar a coisa separadamente, não exigindo, pois, a formação do litisconsórcio. No entanto, pelo caráter da relação jurídica de direito material e por se estar pleiteando uma sentença de eficácia constitutiva, se o pólo ativo da demanda se tornar complexo, o provimento final deverá ser uniforme para todos os demandantes.

Razões mais fortes ainda permitem que o litisconsórcio, mesmo unitário, seja facultativo, razões essas que tornam o cúmulo subjetivo necessário a exceção em nosso ordenamento jurídico.

Isso porque, ocorrendo o litisconsórcio geralmente no pólo ativo, a necessariedade, por muitas vezes, castraria o direito de pedir em juízo - direito esse constitucionalmente assegurado -, já que para que a ação seja proposta em caso de litisconsorciação obrigatória, mister que todos os co-legitimados estejam dispostos a demandar, sob pena de não ter eficácia a sentença proferida na ausência de qualquer dos titulares da relação jurídica de direito material.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais