Buscar

Por que a isomeria óptica é importante na estabilidade das proteínas?

💡 2 Respostas

User badge image

lorenna Borges

      Cada aminoácido que forma a proteinas tem uma conformação específica e pode realizar rotação. Para a conformação secundária em alfa-hélice é essencial que todos os aminoácidos apresentem o mesmo tipo de isomeria óptica, porque as ligações de hidrogênio devem estar otimizadas, conferindo assim sua estabilidade. Nas conformações beta essa variação pode inverter a direção da cadeia.

      Essa diferença de atividade ótica traz diferentes interações fisiológicas no organismo dos seres vivos seja, por exemplo, no odor característicos de limonetos ou até mesmo na toxicidade de alguns fármacos, como no caso da talidomida L e D, que possuem atividade analgésica e sedativa, entretanto a talidomida L quando utilizada durante a gestação causa mutações graves no feto. Entre o fim da década de 50 e início dos anos 60 muitos países utilizaram a talidomida L, prescrita como sedativo para eliminar as náuses de mulheres grávidas, porém isso trouxe consequências graves. Muitas crianças nasceram sem membros ou com eles atrofiados.

      Ou seja, A assimetria estrutural da molécula traz diferença na polarização da luz plano polarizada, acarretando eletronegatividade, mudança na conformação do aminoácido e consequentemente da proteína, variando assim sua função.

1
Dislike0
User badge image

mayra altoe

Obrigada!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais