Buscar

Qual a importância da nucleossíntese?

💡 4 Respostas

User badge image

Claudinei Barros

É responsável pela geração da maior parte dos elementos leves e medianos e de uma minoria dos elementos pesados por processos de fusão nuclear a partir do H e do He. De particular importância é o carbono, porque sua formação a partir do He é "gargalo" no processo completo.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A nucleossíntese é o processo de criação de novos núcleos atômicos, origem de novos elementos, a partir dos núcleos pré-existentes (prótons e nêutrons) para chegar a gerar o restante dos elementos da tabela periódica

A tabela periódica nada mais é do que um esquema organizacional dos elementos químicos. Ela foi concebida na hierarquização dos elementos em função de seus números e massas atômicas, junto ás configurações eletrônicas. O modelo da tabela consiste em uma grade de elementos, com linhas e colunas chamadas de períodos e grupos. Estes elementos são formados segundo a Teoria da nucleossíntese, em que elementos mais leves deram origem aos mais pesados com o decorrer do tempo de existência do Universo e a partir de fusões nucleares.A nucleossíntese dos elementos (incluindo todo o carbono, todo o oxigênio, etc.) ocorre principalmente no interior das estrelas por fusão ou fissão nuclear.

Sendo assim a nucleossíntese é importante pois é o processo de criação de elementos químicos que são importantíssimos, já que fazem parte da composição de milhares de substâncias químicas que envolvem a vida e o dia a dia do ser humano, ou seja são essenciais para a vida humana.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A nucleossíntese é o processo de criação de novos núcleos atômicos, origem de novos elementos, a partir dos núcleos pré-existentes (prótons e nêutrons) para chegar a gerar o restante dos elementos da tabela periódica.

A tabela periódica nada mais é do que um esquema organizacional dos elementos químicos. Ela foi concebida na hierarquização dos elementos em função de seus números e massas atômicas, junto ás configurações eletrônicas. O modelo da tabela consiste em uma grade de elementos, com linhas e colunas chamadas de períodos e grupos. Estes elementos são formados segundo a Teoria da nucleossíntese, em que elementos mais leves deram origem aos mais pesados com o decorrer do tempo de existência do Universo e a partir de fusões nucleares.A nucleossíntese dos elementos (incluindo todo o carbono, todo o oxigênio, etc.) ocorre principalmente no interior das estrelas por fusão ou fissão nuclear.

Sendo assim a nucleossíntese é importante pois é o processo de criação de elementos químicos que são importantíssimos, já que fazem parte da composição de milhares de substâncias químicas que envolvem a vida e o dia a dia do ser humano, ou seja são essenciais para a vida humana.

Fonte: DAS, Braja M. Fundamentos de engenharia geotécnica. 6ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais