Buscar

Macroeconomia

Questão 1.

 

Política cambial representa a intervenção da equipe econômica do governo no mercado de oferta e demanda por divisas. A intenção é a de atingir algum propósito de natureza macroeconômica. Como a política cambial pode ser utilizada para conter a inflação?

 

Questão 2.

 

Considere o Fluxo Circular da Renda e do Produto de uma economia. Descreva como se dá o fluxo nominal de rendas. Comece por mencionar as unidades produtivas dirigindo-se ao mercado de fatores (de produção) até retornar às unidades produtivas.

 

Questão 3.

 

O modelo Keynesiano de determinação do nível de produto é basicamente de curto prazo. Nele supõe-se que um aumento da demanda leva o aumento da oferta das empresas sem que haja variação de preços. Qual argumentação ou hipótese pode ser apresentada para que haja um aumento da demanda sem que as empresas venham a remarcar seus preços?

 

OBS. Se preferir, pesquise nos livros (ou internet) que tratam das hipóteses do modelo keynesiano simplificado (básico) de determinação do produto, emprego e juros.

 

Questão 4.

 

Considere o modelo Keynesiano em uma economia com relações econômicas com o exterior. A propensão marginal a importar é 0,2 e a propensão marginal a consumir é 0,4. Qual será a respectiva propensão marginal a poupar?

 

Questão 5

Qual é a diferença entre recessão econômica e depressão? Para responder, utilize valores ( fictícios) para o PIB entre dois períodos.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Andressa Nunes

Já encontrou as respostas ?

0
Dislike0
User badge image

Ramon Camarinho

Resposta: A valorização cambial conduz a uma queda de preços dos produtos importados em moeda local. Como o índice de preços contem em sua cesta produtos importados, bem como parte dos produtos nacionais utiliza insumos estrangeiros, o preço desses caem. Assim, o índice de inflação tende a diminuir com a política de valorização cambial

 

2 Resposta: A empresa paga salários, juros, alugueis e lucros às famílias quando vai ao mercado de fatores buscarem seus fatores de produção. Esses últimos são recursos das famílias que de posse dessa renda vai ao mercado de bens e serviços para adquiri-los, o que constitui a receita das empresas (unidades produtivas).

Resposta: A hipótese é a de alta ociosidade de recursos para as empresas. A capacidade ociosa implica dizer que a empresa pode aumentar sua produção utilizando dos seus recursos disponíveis, mas não empregados, desta forma ela(empresa) pode empregar seus recursos a fim aumentar a oferta em função de um aumento de demanda, sem que para tal seja necessário uma adequação de tabela de preços.

 4 PMp= 0,4

Quando um PIB real de um ano é menor que do ano anterior diz-se recessão, ou seja a atividade econômica diminuiu de um ano para o outro.

Pib país X em recessão

PIB Ano 2013 – 1000

PIB Ano 2014 – 900

PIB Ano 2015 - 990                           

Embora não há uma taxa de crescimento negativa que caracterize a depressão a baixa no nível de emprego, a falência das empresas, queda nos investimentos, aumento da capacidade ociosa, são tanto características da recessão quanto da depressão sendo esta ultima caracterizada por um longo período de recessão.

PIB país Y em depressão

PIB Ano 2013 1000

PIB Ano 2014 990

PIB Ano 2015 980

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais