Buscar

como preparar meio de cultura

💡 1 Resposta

User badge image

thaisa farias

Oi. Bom, cada meio tem seu modo de preparo específico, tanto de acordo com o fabricante quanto por sua composição.

Mas basicamente, a grande maioria tem o mesmo passo a passo.

Você deve separar os materiais que utilizará (béquer, bastão de vidro, balança, erlenmeyer, o meio liofilizado...). Para saber quanto você vai precisar pesar do meio em pó, basta fazer uma regrinha de três utilizando os valores prescritos no rótulo do produto e o volume que você quer obter. É interessante sempre deixar passar um pouquinho de nada, pra garantir que o meio vai gelificar.

Após pesar, você irá diluir o meio em água destilada. Vá acrescentando aos pouquinhos e sempre mexendo com o bastão, evitando a formação de grumos.

Em seguida, deposite essa mistura em uma proveta, a fim de verificar o volume desejado. Quando obter, transfira todo o líquido para um erlenmeyer. Verifique se não ficou nenhum resquício do meio na proveta! 

Tampe o frasco com um tampão de algodão e gaze (peça ajuda a um técnico ou professor da sua faculdade) e leve para a autoclave, onde o meio será esterilizado (121°C/15min/1 atm).

Quando ele estiver esfriando (para garantir a temperatura ideal, encoste o erlenmeyer na parte interna do seu braço. Se a temperatura estiver suportável, pode distribuir nas placas ou tubos!

Ah, não esqueça dos EPIs! :)

Seria bom dar uma checada no YouTube. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais