Buscar

Crimes contra a honra

Qual a diferença dos crimes contra a honra na legislação comparada entre Brasil e Inglaterra?

💡 1 Resposta

User badge image

ana carolina gomes

Os crimes contra a honra, são crimes que no primeiro momento nos assustam um pouco, pois olhando de maneira geral, são parecidos, porém, após observar as peculiaridades a seguir, vamos observar que existem várias diferenças significantes.

Calúnia: Conforme exposto o art. 138 do Código Penal, a calúnia é atribuir falsamente a alguém, fato que constitua crime. Por exemplo, é dizer que o agente X entrou na casa de Y para furtar joias, sabendo que esse fato não é verdadeiro ou que X não é o autor do crime.

É preciso se atentar que, para que haja a calúnia, o fato imputado deve ser considerado crime, deve ser falso, como também, certo e determinado, pois chamar alguém de ladrão por si só não se caracteriza calúnia e sim a injúria.

A consumação da calúnia acontece a partir do momento em que um terceiro toma conhecimento do fato, pois é um crime de ofensa a honra objetiva da vítima, que é o juízo de valores que a sociedade atribui para aquela pessoa.

Difamação: Presente no art. 139 do Código Penal, consiste em imputar a alguém fato ofensivo a sua reputação, independente daquele fato ser verdadeiro ou não. Exemplo, contar para terceiros que X é caloteiro e não paga ninguém, mesmo que essa afirmação seja verdadeira, ou seja, o ofensor tem a intenção de denegrir a imagem e reputação da vítima. Assim como a calúnia, o crime de difamação ofende a honra objetiva, portanto se consuma quando um terceiro toma conhecimento.

Outro exemplo de difamação que está bastante presente nos dias atuais, e são casos que chegam diariamente em delegacias, é quando a vítima envia suas fotos íntimas para uma determinada pessoa, e essa pessoa compartilha a foto com pessoas diversas, o fato da pessoa compartilhar uma foto íntima com alguém certo e determinado, não autoriza este compartilhar com outras pessoas, se enquadrando também ao delito do art. 139 do Código Penal, pois tal conduta também desrespeita a reputação da vítima, pois o que era para ser segredo entre duas pessoas, passou a ter uma plateia assistindo e julgando a vítima.

Injúria: É a conduta de injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou decoro, art. 140 do Código Penal. São os famosos xingamentos, palavras que desrespeitam e desprezam a vítima, que violam a autoestima e minimizam o intelectual.

Por ser tratar de um crime de ofensa a honra subjetiva, que é o sentimento que cada pessoa tem sobre seu íntimo, para se consumar a injúria, basta que a própria vítima tenha conhecimento sobre os fatos, ou seja, os fatos não precisam chegar até terceiros.

Para que o crime de injúria seja configurado, o sujeito passivo deve ter a capacidade mínima de fazer um juízo de valores sobre si mesmo. Assim, em alguns casos, será impossível o crime de injúria contra quem tenha desenvolvimento mental incompleto ou retardado.

Por fim, um breve resumo das diferenças dos crimes contra a honra, para facilitar a memorização.

Calúnia: Atribuir a alguém um fato falso que seja considerado crime, ou seja, o fato precisa ser falso e deve ser um crime.

Difamação: Atribuir a alguém fatos que sejam ofensivos a reputação da vítima, mesmo que sejam verdadeiros

Injúria: Atribuir palavras que desqualificam a vítima, como xingamentos e expor defeitos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais