Buscar

AÇÃO DE ALIMENTOS, OS PEDIDOS QUANTO AOS VENCIMENTOS E BENEFÍCIOS(HORAS EXTRAS, 13º SALÁRIO, FGTS). É CERTO PEDIR SOBRE O FGTS?

💡 2 Respostas

User badge image

jessica vergilio simoes

Olá,quanto quela discussão sobre o pedido de pensão imentícia sobre o FGTS não há entendimento pacificado a respeito do asunto o advogado pode pedir, mas haja vista os julgados acredito que seja difícil o juiz acatar. Para quem tiver inteeresse dê um lida nessa explicação a respeito do julgado.
 
 

Separação judicial. Partilha. Meação do FGTS. (…) Inconformada com a decisão que lhe negou meação no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, na partilha dos bens do casal decorrente de separação judicial, a mulher manifestou este agravo de instrumento, sustentando o seu direito à pretendida meação. (…) Negam provimento ao recurso, pois, como bem demonstrou o magistrado na sustentação, não tem a agravante direito à pretendida meação porque o FGTS é indenização trabalhista excluída da comunhão de bens, como também porque "é lícito concluir-se que o fato gerador do FGTS ocorreu bem após a homologação referida." (TJSP – Ag.Inst. 115.876-1, des. ÁLVARO LAZZARINI, 1a. CC, 08/08/89, v.u., IOB n º 3/3356, 1989)

 


"Alimentos. FGTS e pecúlio. Previdenciário. Não incidência. Em separação consensual, estipularam os cônjuges que o marido contribuiria, a título de alimentos à mulher, mensalmente, com a importância correspondente a 30% de seus rendimentos líquidos, descontados diretamente das fontes pagadoras (…). Convencionaram ainda, que no caso de desligamento da empresa, o percentual incidira sobre os proventos da aposentadoria, assim como outros rendimentos que o varão viesse a auferir, além dos declarados. Uma vez despedido do emprego, recebeu o alimentante seu FGTS e o pecúlio do INPS, para o qual havia contribuído enquanto trabalhava. Requereu então, a alimentada, o pagamento pelo ex-marido das quantias correspondentes a 30% desses benefícios, alegando que tais percentuais lhe pertencem eis que ajustados na separação consensual. Consoante lição de Yussef Said Cahali, in A lei do divórcio na jurisprudência , p. 189, 2a. ed., "Tratando-se de elementos fixados em base percentual sobre o salário, este percentual não incide sobre o FGTS, a cujo levantamento faça jus o obrigado, pois a natureza desse fundo é indenizatória, não salarial." O mesmo pode-se dizer com relação ao pecúlio previdenciário, contribuição ao INPS descontada mensalmente do salário do trabalhador e que reverte em benefício deste quando de sua aposentadoria, por tempo de serviço." (TJSP – 8a. CC – des. MANOEL CARLOS – 14/02/90, v.u. – IOB agosto/90, nº 3/4467)

 
 
 
Jéssica Vergílio Simões
0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Não. Na verdade, entende-se que, como o FGTS possui caráter indenizatório, não pode ser solicitado tais valores na ação de alimentos.

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul demonstra o que afirmamos:

ALIMENTOS. INCIDÊNCIA SOBRE 13º SALÁRIO, HORAS EXTRAS E 1/3 FÉRIAS, MAS NÃO SOBRE VERBAS RESCISÓRIAS INDENIZATÓRIAS E O FGTS. 1. O percentual da pensão de alimentos deve incidir sobre todos os ganhos salariais do alimentante, incluindo-se as horas extras, as eventuais gratificações e todas as verbas de caráter não indenizatório, devendo incidir também sobre o 13º salário e o terço de férias. 2. Os alimentos não incidem sobre as verbas rescisórias de caráter indenizatório e FGTS. Recurso provido, em parte. (Apelação Cível Nº 70061863700, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Julgado em 29/10/2014).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais