Buscar

Maioridade penal: Utopia ou solução?

Será mesmo que a redução da maioridade penal poderá ser um "Remédio" para a criminalidade, ou não passa de um meio repressivo e momentâneo? Qual seria a melhor estratégia para mudar a história da criminalidade contemporânea?

💡 22 Respostas

User badge image

Ana Paula Nunes

A questão é que a solução para a diminuição da criminalidade começa na educação, bem como na implementação deste nos sistemas prisionais. Não adianta pegar um cara que cometeu um crime e enfia-lo numa cadeia, que ele ao invés de gerar no preso uma vontade de melhorar, vai gerar uma raiva e revolta. Não acredito e a redução da maior idade penal seja a solução e nem que seja uma utopia, pois se no Padre Severino as crianças e os adolescentes fossem "educados" a não cometer tais atos infracionais, certamente diminuiria o índice de menos cometendo atrocidades.
13
Dislike0
User badge image

Elievan Silva

Duvido muito que a redução da maioridade penal será a solucão da diminuição da criminalidade, uma vez que se raciocinarmos, a maior parcela dos jovens que habitualmente comete crime com idade inferior a 18 anos, não irá continuar praticando a conduta ilícita após atingir a maior idade. penso q prender esses jovens resultará tao somente no aumento da populaçao carcerária, ou seja, haverá apenas mais pessoas presas, tendo como resultado a graduação desses jovens no mundo do crime. Uma solução que defendo e que poderia ser eficaz para a redução das práticas criminosas, seria adotar o paradgma existente nos EUA, isso quer dizer q, o estado nao deveria desarmar a população, pois com essa medida desprotejerá puramente o cidadão de bem. Delinquentes não contribuiriam com tal ação social. Manter a população armada, seria manter uma boa parcela de segurança. Não defendo a exposição dessas armas, obviamente. Porém seria uma medida da qual faria o agente cometedor do delito raciocinar antes de realizar a conduta criminosa, pois correria esse o risco de perder a sua própria vida, vide a exculpante de legitima defesa permitida no nosso codigo atual, respeitando as suas ressalvas.
6
Dislike0
User badge image

Paulo Augusto

Além de não trazer quaisquer resoluções para o atual índice de criminalidade, os efeitos da redução da maioridade penal seriam catastróficos para toda sociedade, por exemplo:

- Com 16 anos posso ser punido segundo o ordenamento penal, mas não posso obter carteira de habilitação?

- Com 16 anos posso ser punido segundo o ordenamento penal, mas não poderei realizar negócios jurídicos na esfera cível?

- Com 16 anos posso ser punido segundo o ordenamento penal, mas não poderei casar-me sem que haja por escrito autorização dos meus pais ou juízo competente?

- Com 16 anos posso ser punido segundo o ordenamento penal, mas não poderei adotar uma criança?

Estes questionamentos são apenas alguns, dentre tantos outros acerca deste tema tão controverso.

Além do mais, as mídias sociais têm se utilizado deste pressuposto para gerar sensacionalismo visando obter maior índice de ibope, não se preocupando com a ordem social, pois seus programas exploram justamente a desordem e a anarquia como fonte de notícias.

Outro cuidado a se tomar, é que geralmente a banda podre legislativa do nosso país utiliza-se destes temas polêmicos como manobra de massa e manipulação de outras votações dotadas de interesses escusos ocultas dos holofotes sociais (fiquemos atentos).

Como operadores do Direito, jamais podemos pensar de forma imediatista, pois o convívio e arquitetura social se move em complexidade com o todo, amparada pelo regramento e inferência do senso de responsabilidade e equilíbrio humanos, os quais tendem a serem fortalecidos com a maturidade.

A sociedade é um todo equilibrado formado por pequenas partes, quaisquer desequilíbrios nestas partes tendem a alterar completamente o todo, afetando a vida de muitas pessoas.

Pensar com responsabilidade é auferir valor em todas as vertentes e variáveis possíveis que sofrerão as consequências das nossas escolhas.

Até logo...

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais