Buscar

O que é regime jurídico da administração?

💡 3 Respostas

User badge image

Jaqueline l

É um conjunto de regras e normas além dos princípios (art. 37), que regulam a estrutura da administração publica sempre fazendo valer a supremacia do interesse público sobre o interesse do particular. O Poder público deve preservar o interesse da coletividade.  

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

No desempenho de suas atividades  a Administração Pública pode se submeter tanto ao regime de direito privado quanto ao regime direito público. A expressão Regime jurídico da Administração tem sentido genérico, abrangendo os dois regimes jurídicos a que se submete o Poder Público. Diferentemente, a expressão Regime jurídico administrativo tem sentido restrito, servindo para designar tão somente o regime jurídico de direito público aplicado à Administração.

Deixe o gostei.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro:

“A expressão regime jurídico da Administração Pública é utilizada para designar, em sentido amplo, os regimes de direito público e de direito privado a que pode submeter-se a Administração Pública. Já a expressão regime jurídico administrativo é reservada tão somente para abranger o conjunto de traços, de conotações, que tipificam o Direito Administrativo, colocando a Administração Pública numa posição privilegiada, vertical, na relação jurídico-administrativa.” (Direito Administrativo. e-book. 31ª ed. pg. 129)

Regime jurídico administrativo é o regime de direito público, ou seja, o conjunto de normas que regulam a administração pública, a atuação de seus agentes e a relação da administração com particulares. Em função do papel do Estado no desenvolvimento da sociedade, convencionou-se que ele deveria ser dotado de poderes especiais que lhe permitissem buscar o bem público de forma mais efetiva. Esses poderes são as chamadas prerrogativas da administração pública, traduzidas principalmente pelos Princípios da Supremacia do Interesse Público e Indisponibilidade do Interesse Público, principais marcas do Regime Jurídico-Administrativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais