Buscar

o que e desenho

💡 2 Respostas

User badge image

LR

O desenho é sempre uma representação gráfica de algo sobre alguma superfície física ou virtual.

Segundo o Glossário de Técnicas Artísticas da URGS (disponível online): “Desenho é qualquer representação gráfica – colorida ou não – de formas sobre uma superfície de duas dimensões. Correlativo ao material empregado o desenho se realiza segundo os procedimentos, podendo ser divididos em meios secos – lápis, grafite, carvão, craiom, lápis de cor, pastel, ponta de prata, desenho a tesoura, e meios úmidos – desenhos a tinta com penas e pincéis. Os suportes, na elaboração dos desenhos, também são variados: papel, tecido, tela, pergaminho. O desenho livre nem sempre é um fim em si – o desenho artístico – podendo ser tanto uma parte do processo artístico quanto mediação para outro fim. Como parte do processo artístico o desenho recebe as denominações de estudo, esboço ou croquis. O esboço ou croquis é um desenho rápido, normalmente feito à mão com a intenção de discutir determinadas idéias gráficas ou de simplesmente registrá-las. Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. Os croquis são muito usados por estilistas de moda. Muito usual nas escolas de arte é o desenho de Modelo Vivo, também chamado de Academia, feito a partir de cópia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo. O desenho técnico é utilizado como mediação para outro fim. Tem seus exemplos no desenho geométrico, desenho projetivo, desenho arquitetônico, ilustração etc., voltados para a representação plana de objetos bi e tridimensionais. A ilustração é um tipo de desenho voltado para expressar informações e geralmente é acompanhado de textos.”.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais