Buscar

Direito Objetivo e Subjetivo

Direito Objetivo é o que está escrito nas leis, o que você pode, deve ou é obrigado fazer certo?! Já o subjetivo é o direito que está dentro de você? Ou é você agir de acordo com o direito objetivo, ou seja, eu sei que o direito objetivo está presente e o papel do direito subjetivo é eu provoca-lo para adquirir a resposta? 

💡 3 Respostas

User badge image

Taciane Abreu Ribeiro

Na ordem social, é o Direito Objetivo que define os direitos subjetivos.O Direito Subjetivo consiste na possibilidade de agir e de exigir aquilo que as normas de direito(Direito Objetivo) atribuem a alguém como próprio.

4
Dislike0
User badge image

Nathalie Roots

Direito Subjetivo - "facultas agendi" - Faculdade individual de agir ou não agir dentro das regras legais.

Direito Objetivo - "norma agendi" - o direito imposto pelo Estado, ou seja, a simples existência das normas e sua aplicação geral.

1
Dislike0
User badge image

Wellington Cavaeiro

Basicamente, Direito objetivo são as leis escritas, as que você deve cumprir, e o subjetivo é a possibilidade de recurso que você tem atravez do direito objetivo. Exemplo, se você for injustamente multado no trânsito você pode se valer do seu direito subjetivo e entrar com recursos atravez do direito objetivo.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais