Buscar

qual a função da norma juridica na relação entre os individuos?

💡 2 Respostas

User badge image

Taciane Abreu Ribeiro

A norma jurídica exerce o papel de ser o instrumento de definição da conduta exigida pelo Estado. Ela esclarece ao agente como e quando agir. Tais normas são padrões de conduta ou de organização social impostos pelo Estado, para que seja possível a convivencia dos homens em sociedade.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A função precípua da norma jurídica é regular a conduta daqueles que a ela se submetem, em prol do bem comum, da ordem e da paz social. 

Ao regular as condutas, as normas jurídicas tem o fito de inibir e punir aqueles comportamentos dos indivíduos que são maléficos a outros indivíduos e à sociedade.

De acordo com Vanessa Rosa, a função da norma jurídica é regular a conduta dos indivíduos, coagindo-os a se comportarem da forma por ela esperada. Tem por objeto principal a ordem e a paz social e internacional. 

Outras doutrinas asseveram que a norma jurídica tem a função de transformação social (função progressista) ou de manutenção dos princípios (função conservadora).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais