Buscar

VAP4 História da Educação

Texto da questão

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 4024/61 contemplou o ensino desde o pré-primário ao ensino superior preparando o indivíduo e a sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos. Diante dessa ótica, considere as assertivas abaixo:

  1.     a lei pregava a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção religiosa, política ou filosófica bem como a quaisquer pré-conceitos de classe ou de raça.
  2.     a educação nacional tinha por finalidade o respeito à dignidade humana e às liberdades fundamentais do homem.
  3.     a ideia de uma educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade, não foi suficiente para desobrigar o Estado de um sistema educacional religioso calcado nos preceitos católicos.
  4.     apresentava como um dos fins da educação desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade.

Assinale as alternativa que registra a(s) assertiva(s) correta(s)

Escolha uma:

a. somente as assertivas 1 e 3.

b. somente a assertiva 3.

c. somente as assertivas 1, 2 e 4.

d. estão corretas as assertivas 1, 3 e 4.

 

Texto da questão

Leia a seguir um fragmento do Manifesto de 1932, que trata da relação do Estado com a Educação.

 

      “ Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A educação que é uma das funções de que a família se vem despojando em proveito da sociedade política, rompeu os quadros do comunismo familiar e dos grupos específicos (instituições privadas), para se incorporar definitivamente entre as funções essenciais e primordiais do Estado. Esta restrição progressiva das atribuições da família, - que também deixou de ser ¨um centro de produção¨ para ser apenas um ¨centro de consumo¨, em face da nova concorrência dos grupos profissionais, nascidos precisamente em vista da proteção de interesses especializados¨, - fazendo-a perder constantemente em extensão, não lhe tirou a ¨função específica¨, dentro do ¨foco interior¨, embora cada vez mais estreito, em que ela se confinou. Ela é ainda o ¨quadro natural que sustenta socialmente o indivíduo, como o meio moral em que se disciplinam as tendências, onde nascem, começam a desenvolver-se e continuam a entreter-se as suas aspirações para o ideal¨. Por isto, o Estado, longe de prescindir da família, deve assentar o trabalho da educação no apoio que ela dá à escola e na colaboração efetiva entre pais e professores, entre os quais, nessa obra profundamente social, tem o dever de restabelecer a confiança e estreitar as relações, associando e pondo a serviço da obra comum essas duas forças sociais - a família e a escola, que operavam de todo indiferentes, senão em direções diversas e ás vezes opostas.

                                                                                                                                                            (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova)

Da leitura do texto acima depreende-se que os signatários do Manifesto entendiam que:

Escolha uma:

a. a educação é uma função da família, portanto, privada.

b. a educação deve ser função da família e não de profissionais especialmente formados para educar.

c. a educação é função social do Estado, que deve impedir a família de manter atividades ou experiências educacionais.

d. a educação é função social do Estado, portanto, pública.

💡 8 Respostas

User badge image

Thais

1)letra c   ,1,2 e 4

2)letra d,  a educação é função social do Estado, portanto, pública.

1
Dislike0
User badge image

rosineia da silva rodrigues

número 1 letra C e número 2 letra D
1
Dislike0
User badge image

kamila Elizeche

Na segunda metade do século XX, a tendência à superação das ideias racistas permitiu que diferentes povos e culturas fossem percebidos a partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela adoção de medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e combatessem a segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos encontramos, tendo que tirar o atraso de décadas de descaso por assuntos referentes à África. MELLO E SOUZA, Marina de. A descoberta da África. RHBN, ano 4, nº 38, nov. 2008, p. 72-75 Como o Estado brasileiro tem encaminhado a questão étnico-racial em nosso país? Aponte e comente as iniciativas legais e principais ações afirmativas sobre o tema.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais