Buscar

Qual a diferença entre Custeio por absorção (com departamentalização) e o custeio ABC?

💡 1 Resposta

User badge image

Tiago

No custeio por absorção os custos indiretos são alocados aos produtos por meio de dado critério de rateio, sendo estes muitas vezes arbitrário. Já no custeio ABC os custos indiretos são transferidos para as atividades que consumiram os recursos e depois para os produtos através de direcionadores de custos de primeiro e segundo estágio, respectivamente. Poderíamos dizer que esses direcionadores seriam critérios de "rateio" menos arbitrários, pois buscam identificar a verdadeira origem dos custos de modo a apropriá-los aos produtos de forma mais justa e correta.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema ABC de contabilidade de custos baseia-se em atividades, que é qualquer evento, unidade de trabalho ou tarefa com um objetivo específico - como configurar máquinas para produção, projetar produtos, distribuir produtos acabados ou operar máquinas. As atividades consomem recursos gerais e são consideradas como objetos de custo.


Sob o sistema ABC, uma atividade também pode ser considerada como qualquer transação ou evento que seja um movimentador de custo, que é usado para se referir a uma base de alocação. Exemplos desse tipo de custeio incluem configurações de máquinas, pedidos de manutenção, energia consumida.


O custo de absorção implica a alocação de custos indiretos fixos em todas as unidades produzidas para o período. O custo variável, por outro lado, acumula todos os custos indiretos fixos e informa a despesa como um item de linha.


O cálculo de custos variáveis ​​não determina um custo unitário de despesas gerais fixas, enquanto o custo de absorção faz. O cálculo de custos variáveis ​​renderá uma despesa de montante fixo para despesas gerais fixas ao calcular o lucro líquido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais