Buscar

Apoptose.

💡 5 Respostas

User badge image

Ana Carolina Conceição

Apoptose é uma espécie de "morte programada" da célula. Serve para a manutenção da homeostase e também para o contre do tamanho dos tecidos. Renovação celular e dos tecidos.

1
Dislike0
User badge image

Rhian Vilar

De forma bem resumida: Muitas células podem controlar precisamente o tempo da sua própria morte pelo processo da morte celular programada ou apoptose. No desenvolvimento de um embrião por exemplo,algumas células devem morrer. A formação dos dedos a partir das extremidades curtas e grossas dos membros envolve a morte de células,temporalmente precisa,entre os ossos e os dedos em desenvolvimento.

A apoptose possui funções em outros processos: Quando uma célula produtora de anticorpos estiver produzindo anticorpos contra um antígeno normalmente presente no corpo,esta célula soferá morte celular programada na glândula timo,um mecanismo essencial para eliminação de anticorpos autodestruidores. A eliminação mensal de células da parede uterina(menstruação) é um outro caso de apoptose mediando a morte celular normal. Algumas vezes o suícidio celular não é programado,mas ocorre em resposta a circunstâncias biológicas que ameaçam o resto do organismo. Por exemplo,uma célula infectada por vírus,que morre antes de completar o ciclo infeccioso,previne a propagação do vírus para células vizinhas. Vários estresses como calor,hiperosmolaridade,luz UV e irradiação gama também desencadeiam suícidio celular.

A regulação: O sinal para o suícidio frequentemente provém do exterior,por meio de um receptor de superfície. O Fator de Necrose Tumoral (TNF),produzido pelas células do sistema imune,interage com as células por meio de receptores de superfície específicos para o mesmo. Esses receptores possuem sítios de ligação aon TNF na fase externa da membrana plasmática e um "domínio morte" de cerca de 80 resíduos de aminoácidos,que passa o sinal de autodestruição através da membrana às proteínas citosólicas como o TRADD (domínio de morte associado ao receptor do TNF - TNF receptor-associated death domain).

Um outro receptor,Fas,possui um domínio morte semelhante que permite que ela interaja com a proteína citosólica FADD (domínio de morte associado a Fas - "Fas-associated death romain"),que ativa uma protease citosólica chamada caspase-8. Essa enzima pertence a uma família de proteases envolvidas na apoptose; todas são sintetizadas como proenzimas inativas,todas possuem o resíduo Cys no sítio ativo e todas hidrolisam suas proteínas-alvo no lado carboxiterminal de resíduos específicos de Asp.

Quando a caspase-8,uma caspase "iniciadora",é ativada por um sinal apoptótico transportado por meio de FADD,ela se auto-ativa,clivando sua prórpia proenzima. As mitocondrias são um dos alvos da caspase-8 ativa. A protease induz a libertação de certas proteínas encontradas entre as membranas mitocondriais externa e interna: citocromo C e várias caspases "efetoras". O citocromo C liga-se à forma de proenzima da caspase efetora e estimula sua ativação proteolítica pela caspase-8. A caspase efetora,por sua vez,catalisa a destruição generalizada das proteínas celulares,que é a principal causa da morte apoptótica. Uma ação-alvo específica da caspase,é a DNase ativada pela caspase.

Os produtos monoméricos das degradações das proteínas e do DNA (aminoácidos e nucleotídeos) são liberados em um processo controlado que os permite ser captados e reutilizados pelas células vizinhas. A apoptose,dessa forma,permite ao organismo eliminar uma célula sem desperdiçar seus componentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais