Buscar

Qual a diferença entre problemas sociais e problemas sociológicos?

💡 1 Resposta

User badge image

Letícia Oliveira

Chamamos de problema social  uma condição ou um fenômeno que, sob o ponto de vista de grupos que estão presentes dentro de uma sociedade organizada, não está a funcionar como deveria. Ou seja, uma definição do que é um problema social vai sempre depender do cenário e das características individuais de cada uma dessas formações sociais, bem como a qual período histórico a situação se refere, implicando uma avaliação moral e ideológica, por parte de tais grupos, do fenômeno em questão, promovendo a ideia de que tal fenômeno está sob uma disfunção no sistema.

O problema sociológico é um problema de conhecimento científico que se suscita e resolve no âmbito da Sociologia. Formular corretamente um problema como esse, é tarefa muito difícil, em regra só acessível a quem esteja a par do estado de desenvolvimento da ciência em causa e seja dotado duma imaginação viva e treinada na pesquisa. Um problema sociológico abrange problemas com explicação teórica, sobre o que que acontece na vida social.

Em resumo : Problemas sociais, são aqueles relativos à sociedade propriamente dita, ao povo e suas crenças e cultura.  Problemas sociológicos são aqueles que estudam as leis que regem os fenômenos sociais gerados por esse mesmo povo.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais