Buscar

Descreva a coluna vertebral;

💡 5 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

coluna vertebral é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra; e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. Estes discos são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção, atuando como amortecedores. A sobreposição das vértebras umas sobre as outras forma o canal vertebral, que segue as diferentes curvaturas da coluna. O canal vertebral é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical, porém se torna pequeno e arredondado a medida em que chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. O canal também serve de depósito para a medula espinhal  do indivíduo, responsável pela comunicação com o sistema nervoso periférico por meio dos forames intervertebrais.

1
Dislike0
User badge image

gustavo wallace alves da silva

obrigado. :D

Recomenda

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A coluna vertebral é uma estrutura complexa e articulada, resistente, em forma de haste longitudinal, que constitui a parte traseira e a parte inferior do esqueleto axial. A espinha dorsal é um conjunto de ossos colocados (na sua maior extensão) no meio e de trás do tronco e da cabeça (que detém), através do pescoço e costas, às pélvis para que dá suporte.


Na coluna vertebral de um humano, normalmente há trinta e três vértebras; os vinte e quatro superiores são articulados e separados um do outro por discos intervertebrais, e os nove inferiores são fundidos em adultos, cinco no sacro e quatro no cóccix ou cóccix. As vértebras articuladas são nomeadas de acordo com sua região da coluna.


Existem sete vértebras cervicais, doze vértebras torácicas e cinco vértebras lombares. O número de vértebras em uma região pode variar, mas no geral o número permanece o mesmo. O número de pessoas na região cervical, no entanto, raramente é alterado. Existem ligamentos que se estendem pelo comprimento da coluna na frente e nas costas, e entre as vértebras que unem os processos espinhosos, os processos transversos e as lâminas vertebrais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais