Buscar

Quais os países formam o Mercosul?

💡 2 Respostas

User badge image

Zaine

O mercosul, que se iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção é composto pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.

Fonte: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pergunta é sobre um dos principais blocos econômicos existentes na América do Sul. Buscaremos defini-lo e identificar seus países constituintes.
O Mercosul, sigla para Mercado Comum do Sul, é uma organização regional que visa integrar economicamente os países constituintes da América do Sul.
Ela foi fundada em 1991 e define uma União Aduaneira entre os países signatários, caracterizada pela politica comercial externa comum e pelo livre-comércio interno.
Seus Estados-membros são Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. São eles que integram plenamente a União Aduaneira e possuem poder de decisão. A Venezuela ingressou no grupo em 2012 , tendo sido suspensa em 2016 por conta de sua crise política.
O Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Bolívia são Estados Associados ao bloco. Eles possuem menor poder de decisão dentro do grupo e não compartilham da Tarifa Externa Comum adotada pelos países membros.
México e Nova Zelândia, por sua vez, são Estados Observadores. Eles podem participar das reuniões do bloco, mas não possuem qualquer poder deliberativo.
Em resumo, os Estados-membros do Mercosul são Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais