Buscar

AOL 2 Farmacologia aplicada UNINASSAU

MS, 35 anos, asmático, apresentou crises intermitentes de broncoconstrição e broncoespasmo (falta de ar) e foi encaminhado para o pronto atendimento hospitalar. Lá, o médico receitou o uso de um fármaco glicocorticoide aerossol e de um broncodilatador, o salbutamol (Aerolin) agonista β2- adrenérgico, por v.o. Passadas algumas horas da administração do broncodilatador o paciente começou a apresentar taquicardia. Assinale a alternativa que explica o efeito colateral apresentado pelo paciente. 

  a.

Bloqueia competitivamente os receptores muscarínicos nas vias aéreas, produzindo broncoconstrição

  b.

Inibem a fosfolipase A2 e reduzem a síntese dos eicosanoides (leucotrienos), produzindo ações sobre a circulação. 

  c.

Reduz a atividade catalítica da adenilato-ciclase e diminui os níveis AMPc intracelulares, produzindo broncodilatação 

  d.

A seletividade pelo receptor β2 desses fármacos não é total, e, em altas doses, tais agentes apresentam efeitos cardíacos importantes, através da atuação estimulatória em receptores β1 no coração. 

  e.

Inibem seletivamente a 5-lipoxigenase, prevenindo a formação de leucotrienos B4 (LTB4) e de cisteinil-leucotrienos, inibindo a resistência periférica. 

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Couto

letra D

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De todas as doenças relacionadas com o sistema respiratório, a asma é uma das mais comuns. Ela caracteriza-se pela dificuldade em respirar devido ocorrer o estreitamento dos brônquios.

No tratamento dessa doença é comum a prescrição de fármacos broncodilatadores como, por exemplo, o salbutamol agonista beta-2 adrenérgico. Embora seja eficiente, quadros de taquicardia são possíveis caso a dose administrada seja elevada. Isso ocorre porque a interação, ou seletividade, dos receptores beta-2 não é total. Assim, o excedente pode interagir com o coração e estimular os receptores beta-1 para aumentar a frequência cardíaca.

Portanto, a alternativa d. é a correta.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais