Buscar

Há um número máximo de laudas para TCC?

💡 5 Respostas

User badge image

Paola Cardoso

Olá Marina!

Geralmente as universidades cobram de 15 a 25 folhas. O ideal é que tenha um material informativo (apostila, máscara, etc) que oriente o aluno na hora de realizar o trabalho.

0
Dislike0
User badge image

Rosana aparecida da silva

Boa tarde, 

Depende da faculdade pois cada uma tem  nas orientações o número maximo de laudas.

Geralmente um TCC não passa de 30 laudas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica) são de extrema importância para a escrita de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, entre outros. Sua importância se justifica na padronização destes escritos, tornando-os de fácil compreensão para todos os pesquisadores e escritores que venham a lê-los.


No que diz respeito ao TCC (trabalho de conclusão de curso), a ABNT oferece em seu manual algumas diretrizes que devem ser seguidas para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. Assim, temos três grandes partes do TCC: os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. De forma completa, s elementos pré-textuais constituem a capa, lombada, folha de rosto, ficha catalográfica, errata, dedicatória, epígrafe, resumo, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, a lista de símbolos e o sumário. Os elementos textuais são a introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. Já os elementos pós-textuais são as referências bibliográficas, glossário, apêndices, anexos e índice. Entretanto, cada TCC tem sua particularidade e a maioria destes elementos citados são opcionais e dependem da especificidade do trabalho e do tema. Os elementos que são obrigatórios para a ABNT são a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação, o resumo em língua vernáculo, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.


Portanto, a ABNT não coloca um número máximo de laudas para um TCC, mas oferece uma estrutura geral que deve ser seguida. O tamanho fica a cargo de preferências pessoais, tema escolhido, tipo de pesquisa a ser apresentado, o uso ou não de imagens, tabelas, gráficos, a revisão de literatura feita e até a quantidade de referências citadas. Algumas instituições fornecem um número máximo de páginas para o TCC, mas também de forma subjetiva. Geralmente, os trabalhos de conclusão de curso são constituídos em média por 30 e 60 laudas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais