Buscar

Um terceiro, não mencionado nos arts. 987 e 988 do CPC pode requerer a abertura de inventário no caso de inércia dos legitimados. Como proceder?

Um terceiro, não mencionado nos arts. 987 e 988 do CPC pode requerer a abertura de inventário no caso de inércia dos legitimados. Como proceder?

💡 2 Respostas

User badge image

Leonardo Baggio

O requerimento de abertura do inventário cabe, em primeiro lugar, ao administrador provisório, ou seja, àquele que se achar na posse e administração do espólio (art. 987 CPC).

O requerimento será instruído com a certidão de óbito do autor da herança.

Tem, contudo, legitimidade concorrente: o cônjuge supérstite; o herdeiro; o legatário;  o testamenteiro; o cessionário do herdeiro ou do legatário;  o credor do herdeiro, do legatário ou do autor da herança; o síndico da falência do herdeiro, do legatário, do autor da herança ou do cônjuge supérstite; o Ministério Público, havendo herdeiros incapazes;  a Fazenda Pública, quando tiver interesse. (art. 988 CPC)

O juiz determinará, de ofício, que se inicie o inventário, se nenhuma das pessoas mencionadas o requerer no prazo legal. (art. 989 CPC)

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.105/15, o Novo CPC, o rol de legitimados a requerer a abertura de inventário foi alterado:

"Art. 615.  O requerimento de inventário e de partilha incumbe a quem estiver na posse e na administração do espólio, no prazo estabelecido no art. 611.

Parágrafo único. O requerimento será instruído com a certidão de óbito do autor da herança.

Art. 616.  Têm, contudo, legitimidade concorrente:

I - o cônjuge ou companheiro supérstite;

II - o herdeiro;

III - o legatário;

IV - o testamenteiro;

V - o cessionário do herdeiro ou do legatário;

VI - o credor do herdeiro, do legatário ou do autor da herança;

VII - o Ministério Público, havendo herdeiros incapazes;

VIII - a Fazenda Pública, quando tiver interesse;

IX - o administrador judicial da falência do herdeiro, do legatário, do autor da herança ou do cônjuge ou companheiro supérstite."

Parte da doutrina entende ser o referido rol taxativo. No entanto, outra parte entende que no caso de inércia dos legitimados, poderá qualquer interessado requerer a abertura do inventário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais